Data: 11/08/2020 14:44 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires investe em novos equipamentos para operações de “Traffic Calming”

Ação tem objetivo reduzir a velocidade de veículos em pontos estratégicos, conscientizando condutores e diminuindo riscos de acidentes


Ação de Redução Acidentes
Ação de Redução Acidentes

Crédito: PMETRP

Ribeirão Pires segue com ações de voltadas à prevenção de acidentes no sistema viário.  Neste mês, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, adquiriu novos equipamentos para a realização das operações chamadas "traffic calming” (tranquilização do tráfego) que  utiliza barreiras móveis (cones e viaturas) com objetivo de reduzir a velocidade de veículos em pontos estratégico, induzindo o condutor a adotar um comportamento seguro.

Um dos equipamentos novos para as operações é a lombada portátil, feita de módulos de plásticos que visa auxiliar na redução de velocidade dos veículos durante as operações.  Para ações realizadas no período da noite e da madrugada foram adquiridos tachões portáteis e luminosos de LED para identificar de forma segura o estreitamento de pista.

As vias que recebem a redução de velocidade são selecionadas de acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).  “A ação de tranquilização apresenta resultados satisfatórios, porque usa medidas para controlar e reduzir a velocidade dos veículos. Essas alterações também propiciam a menor probabilidade de perda do controle do veículo, maior tempo para reconhecimento dos perigos e maior chance efetiva de evitar colisões”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito da cidade, José Adão Alves.

Ribeirão Pires registra queda no número de acidentes de trânsito. Em 2019, a cidade teve redução de acidentes de trânsito com vítimas fatais nas vias municipais, de acordo com o Infosiga. Foram 4 pessoas foram vítimas fatais em acidentes de trânsito no município.  Em 2018, foram 7 mortes. Em 2017, foram registradas 15 vítimas fatais. Projetos de educação para o trânsito desenvolvidos pela Prefeitura e intervenções no sistema viário estão entre as ações que contribuíram para a diminuição de mortes. O índice de Ribeirão Pires supera a meta da ONU (Organização das Nações Unidas) de reduzir os acidentes fatais em 50% entre 2011-2020.

Crédito: PMETRP

Comente aqui