Data: 02/04/2020 14:48 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires tem ação no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Orientadores pedagógicos e supervisores educacionais da Secretaria de Educação do município se manifestaram, por meio de plataformas online, vestindo camisetas azuis


Em meio à crise para o controle da disseminação do coronavírus, o Dia Mundial do Autismo, comemorado nesta quinta-feira, dia 2 de abril, é marcado por manifestos nas redes sociais. Mesmo com a pandemia do COVID-19, que impôs quarentena e uma nova rotina ao município, a Prefeitura de Ribeirão Pires alerta sobre a importância de debater o assunto.

Para isso, orientadores pedagógicos e supervisores educacionais da Secretaria de Educação do município se manifestaram, por meio de plataformas online, vestindo camisetas azuis, cor que simboliza o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (data decretada pela ONU).

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires sancionou Lei Municipal (Nº 6.344) que estabelece a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no que se compreende: Transtorno Autista, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, o Desenvolvimento Sem Outra Especificação e Síndrome de Rett.

“A detecção precoce do autismo pode garantir atendimento necessário nas áreas da saúde, educação, esporte, lazer, cidadania, para que a criança e sua família tenham uma vida independente e saudável”, afirmou a secretária de Educação, Flávia Banwart.

Em janeiro desse ano, a Prefeitura ampliou parceria com a APRAESPI – Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires. Por meio de convênio entre as instituições, são atendidos 230 crianças e jovens na área da Educação – 55 alunos do Fundamental I com TEA (Transtorno do Espectro Autista); 15 alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Fundamental I; 30 alunos com DI no Infantil; 100 alunos no COPAR; e, a partir desse ano, 30 alunos com TEA no Infantil.

Crédito: PMETRP

Comente aqui