Data: 21/10/2021 09:16 / Autor: Redação / Fonte: FMABC

ABC tem mutirão gratuito para avaliar saúde da população neste sábado

Papanicolau, aferição de pressão e testes de glicemia e outros exames estarão disponíveis das 9h às 17h


Imagem registrada antes da pandemia.
Imagem registrada antes da pandemia.

Crédito: Divulgação

O Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP) recebe neste sábado (23), das 9 às 17h, mais uma edição da Feira de Saúde – evento que promove atividades e palestras educativas em promoção à saúde. A Feira terá aproximadamente 200 prestadores entre alunos e professores que supervisionarão as atividades.

Entre os serviços disponíveis estarão a aferição de pressão arterial e de diabetes (glicemia capilar), rastreio de pé diabético, exames físicos gerais, avaliação geriátrica, Papanicolau, testes de força e sensibilidade, entre outros. 

O evento também contará com palestras e orientações a respeito de cuidados gerais com a saúde, como reanimação cardiorrespiratória, conscientização a respeito da importância do sono, educação nutricional, técnicas de relaxamento cuidados em casos de queimaduras e acidentes domésticos, além de dicas para prevenção contra câncer de mama, doenças crônicas e suicídio.

Organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina, a Feira de Saúde conta com o apoio do Centro Universitário FMABC e participação de ligas acadêmicas que atuam nas mais diversas modalidades assistenciais. Além da Medicina, também participam as graduações em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Tecnologia em Radiologia.

As ligas são compostas por estudantes da faculdade e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência a todas as faixas etárias.

“Esse evento é importante não só para podermos colocar o que aprendemos em prática, mas também por nos permitir estar em contato com os pacientes desde cedo, verificando as diferentes realidades e situações, o que é essencial para um atendimento cada vez mais humanizado”, explica Giovana Leite Gonçalves, aluna do segundo ano do curso de Medicina.

Patrona do evento e supervisora da feira, a professora Maria Alice Tavares ressalta que essa é uma ótima ocasião para conscientizar a comunidade a respeito de promoção à saúde e bem estar. “Nosso foco vai além de exames, e passa por sensibilizar a população para que fiquem atentos e saibam identificar e lidar com alterações em sua saúde. É o nosso papel como Centro Universitário prestar esse serviço à comunidade, permitindo a prevenção de doenças”, conta.

SERVIÇO

17ª Feira de Saúde

Local: Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário FMABC (Anexo III)

Endereço: Avenida do Conhecimento, s/n – Vila Príncipe de Gales, Santo André – SP

Horário: das 9 às 17h

Comente aqui