Data: 18/10/2021 10:53 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

Alunos do IMT desenvolvem prótese de mão controlada por sinais elétricos

Não precisa de cirurgias ou qualquer outro procedimento médico para o seu funcionamento; apresentação oficial será durante a 27.ª edição da Eureka, de 22 a 24 de outubro


Alunos da Mauá desenvolvem prótese de mão produzida em impressora 3D controlada por sinais elétricos
Alunos da Mauá desenvolvem prótese de mão produzida em impressora 3D controlada por sinais elétricos

Crédito: IMT

As pessoas com deficiência nos membros superiores podem ter, em breve, à disposição uma nova tecnologia no que diz respeito à prótese de mão. Os formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Maria Clara Rocha Ferreira, Caio Shoji Kagamida, Guilherme Keese Tabacow e Marcello José Scatena Junior, desenvolveram um protótipo de prótese que não precisa de cirurgias nem de qualquer outro procedimento médico para o seu funcionamento. Além disso, é controlada por sinais de eletromiografia (EMG), utilizando redes neurais artificiais e impressão 3D.

A leitura dos movimentos é feita por meio da detecção de sinais mioelétricos, provenientes de um sensor que fica em contato com a pele, quer dizer, esses sinais elétricos são oriundos de fibras musculares. Um microcontrolador interpreta esses sinais que, por sua vez, enviam o comando para a prótese.

“Já as redes neurais utilizamos para ensinar o computador a detectar um movimento com base no sinal EMG captado pelo sensor. Se o sinal possuir um formato X, por exemplo, quer dizer que os dedos estão abertos, mas se estiver no formato Y, significa que estão fechados. Outro diferencial consiste em propor, por meio de microcontroladores, uma automação para a movimentação dos dedos, o que substitui a força humana para realizar essas ações (como é o caso das próteses mecânicas)”, explica Scatena.

A impressão 3D é um outro ponto importante. Trata-se de uma ferramenta para prototipagem rápida, ou seja, um método que pode encurtar o período de validação entre uma versão do modelo e outra. “Além disso, outra proposta para a impressão 3D é fugir do Design das próteses convencionais e possibilitar a personalização, principalmente do ponto de vista estético, como cores e tamanhos”, conclui o graduando.

Eureka 2021

Em sua 27.ª edição, a Eureka será realizada de 22 a 24 de outubro, das 13 h às 21 h. Tradicional encontro do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a Eureka é referência na comunidade acadêmica e nos diversos nichos de mercado, porque apresenta propostas e soluções inovadoras para engenharia, meio ambiente, mobilidade, saúde, bem-estar, negócios etc., apresentadas por formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design. Gratuita e aberta ao público em geral, a exposição será, pela segunda vez consecutiva, totalmente on-line, devido à pandemia.

Serviço

Evento: Eureka 2021

Data: de 22 a 24 de outubro, das 13 h às 21 h, on-line

Gratuito                                                                                         

Comente aqui