Data: 03/11/2021 15:17 / Autor: Redação / Fonte: Banda Manatiana

Banda Manatiana lança “Transtrópico”, seu primeiro álbum, unindo o baião à rumba

Disponível em todas as plataformas digitais, primeiro álbum da banda do ABC Paulista celebra os ritmos e raízes da América Latina como gesto anticolonial


Banda Manatiana em apresentação no Jazz Mansion
Banda Manatiana em apresentação no Jazz Mansion

Crédito: Victor Vivacqua

Neste dia 29, a banda instrumental de afrocubano Manatiana lança o seu primeiro álbum, “Transtrópico”. Unindo vários ritmos latinoamericanos, o álbum da banda celebra a riqueza cultural que os povos originários deixaram. Financiado pela Lei Aldir Blanc, através do Fundo Municipal de Cultura de Santo André, o lançamento também busca fortalecer a latinidade brasileira. 

“Transtrópico é um álbum que celebra a américa latina, seus ritmos e raízes que não foram possíveis colonizar”, conta Leandro Melque, baterista e fundador da banda. “Apesar de nos agarramos às raízes latinoamericanas conceitualmente, procuramos, esteticamente, observar também uma América Latina contemporânea e cosmopolita; com suas vielas, becos e cidades inteiras exalando vida”. 

Totalmente instrumental, as faixas de “Transtrópico” buscam criar narrativas que vibram como as culturas latino americanas, explorando, a partir de movimentos jazzísticos também, várias sonoridades e variações rítmicas e timbrísticas. “Nosso objetivo - com a banda e com este álbum - é que possamos diminuir as fronteiras da América Latina, percebendo os vários elementos que nos unem culturalmente”, conta Deivide Bubone, trombonista da banda. 

Nascida na cidade de Santo André no fim de 2016, a banda de música autoral instrumental é formada por Lua Bernardo no baixo elétrico e acústico, Mariana Oliveira no sax alto, Deivide Bubone no trombone de vara, Carlos Junior no piano, Leandro Melque na bateria e Rayra Maciel na percussão. O grupo estreou nos palcos em 2017, em um evento comunitário do projeto social Novo Rumo da Quebrada, e, a partir disso, tocou em festivais, como Gambalaia Jazz Fest, Alto Jazz Fest, Jazz Mansion e no aniversário de Santo André.

O álbum “Transtrópico” tem como objetivo, além de celebrar a América Latina, clamar a resistência e conquista de seus povos que foram oprimidos - no passado ou em gerações recentes. O lançamento está disponível em todas as plataformas digitais de streaming.

Ouça “Transtrópico”

Sobre Manatiana

Manatiana é um projeto de música autoral instrumental que tem como principal influência os ritmos cubanos mesclados - a partir das vivências musicais de seus integrantes - a gêneros da música brasileira e ao jazz. Improvisações, groove e uma pitada de psicodelia formam uma música descontraída e dançante resultando numa sonoridade única. A banda é composta por Lua Bernardo no baixo elétrico e acústico, Mariana Oliveira no sax alto, sax tenor e flauta, Deivide Bubone no trombone de vara, Carlos Junior no piano, Leandro Melque na bateria e Rayra Maciel na percussão.

Comente aqui