Data: 23/05/2022 15:09 / Autor: Redação / Fonte: Braskem

Braskem recicla arrecada 9,2 toneladas de resíduos em Santo André

Iniciativa superou em 30% a previsão de arrecadação que era de 7 toneladas


Braskem recicla
Braskem recicla

Crédito: Divulgação/Braskem

A Braskem promoveu a arrecadação de 9,2 toneladas de resíduos em Santo André por meio do Braskem recicla, ação realizada em parceria com a startup SOLOS, a Prefeitura de Santo André, através do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), e a Cooperativa Cidade Limpa. A iniciativa ocorreu entre os dias 29 de abril e 5 de maio no município e teve como objetivo incentivar e conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem e mostrar como essa prática pode causar impacto direto na geração de empregos e renda. O volume coletado será encaminhado para recicladoras e é 30% maior do que a meta estipulada, que era de 7 toneladas.

“Santo André é uma cidade que já dispõe de um sistema de coleta seletiva, mas que tem um desafio de ampliar a adesão dos cidadãos. Por isso, o Braskem recicla atuou para engajar ainda mais as pessoas nesse processo de reciclagem. Ao final, tivemos um resultado acima do esperado e que promove um legado já que boa parte de quem destinou com a agente continuará fazendo o descarte correto, através das iniciativas permanentes”, comenta Saville Alves, co-fundadora da SOLOS.

Durante toda a semana de atividades, a população levou resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais ou vidro para a “Estação de Reciclagem e Educação Ambiental” instalada no Parque Celso Daniel, em Santo André. Além de contribuir com a ação ecológica, os participantes puderam tirar dúvidas sobre economia circular e visitar a exposição “Meu lixo vai para onde eu levar’, atração com atividades que inspiram a prática de hábitos saudáveis para adultos e crianças.

De acordo com Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem, a ação visa contribuir para promover uma mudança de atitude e despertar um compromisso social coletivo para a construção de uma sociedade mais sustentável. ‘’Oferecemos uma experiência diferente com dinâmicas leves para disseminar a importância da economia circular e gerar conscientização sobre temas como o cuidado com o meio ambiente, a reciclagem e a destinação correta de resíduos. Estamos muito felizes com o resultado do Braskem recicla e o nosso objetivo é continuar fomentando esse tema por meio de projetos que engajem a sociedade’’, afirma.

Essa foi a oitava edição do Braskem recicla, que já passou por outras regiões do país, sendo três em Salvador (BA), duas em Porto Alegre (RS), uma no Rio de Janeiro e uma em Mauá (SP). Considerando esse histórico, a ação totaliza até agora a coleta de 73 toneladas de materiais recicláveis, a geração de R$ 163 mil em renda para catadores e a mobilização de aproximadamente 12 mil participantes.

Crédito: Divulgação/Braskem

Comente aqui