Data: 22/11/2021 20:05 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Cofip ABC lança desafio juntamente com o Hub de Inovação de Santo André

Ao todo, serão cinco desafios relacionados aos processos químicos inteligentes e mais sustentáveis


Crédito: Divulgação / Braskem

O Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, lançou o seu terceiro desafio, o “Cofip Challenge – Processos químicos inteligentes e mais sustentáveis”. Juntamente com o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), as universidades, empresas e startups terão a oportunidade de ajudar a contribuir com a evolução dos procedimentos e das tecnologias aplicadas a processos químicos no Polo Petroquímico do Grande ABC.

O Cofip ABC representa 16 empresas residentes do Polo Petroquímico do ABC: Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Brazmo, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, GTM quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel.

Ao todo, foram lançados cinco desafios nesta etapa, relacionados à transformação digital aplicada a processos químicos e suas operações, com foco no uso de tecnologias digitais para aumento da eficiência dos processos, na ergonomia e segurança operacional; no uso de conectividade, de inteligência artificial e realidade aumentada como ferramentas de apoio à manutenção e operações remotas assistidas.

"Na esteira dos grandes grupos econômicos da nossa região do ABC, o Parque Tecnológico celebra os desafios apresentados pela cadeia química, desafios que mobilizarão boa parte dos centros acadêmicos e de pesquisa, além das startups e todo nosso ecossistema de inovação", afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Outro ponto de destaque do Cofip Challenge é o monitoramento avançado de processos e ambientes para explorar o potencial da conectividade 5G, de IoTs, de monitoramento avançado e bigdata em processos, visando aumento de eficiência e manutenção dos ativos. Além destes, também terá o desafio relacionado a tecnologias que promovam a sustentabilidade e a adoção de energias sustentáveis nos processos do Polo.

Os interessados poderão se candidatar aos desafios por meio do site https://bit.ly/CofipChallenge. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro de 2021.

Como forma de sanar possíveis dúvidas a respeito da Cofip Challenge, o Parque Tecnológico de Santo André realizará o evento de lançamento no próximo dia 30 de novembro, às 17h. Para participar, será necessária a inscrição por meio do site https://bit.ly/lancamento_Cofip.

Comente aqui