Data: 29/05/2020 10:03 - Alterado em: 30/06/2020 17:24 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Confira a programação do #CulturaemCasaSA

Agenda cultural de Santo André traz atrações online gratuitas; Iniciativa da Secretaria de Cultura disponibiliza série de apresentações virtuais durante o período de isolamento social


Jonathas Fernandes - OSSA
Jonathas Fernandes - OSSA

Crédito: Divulgação/PMSA

A agenda da Secretaria de Cultura de Santo André prossegue nesta semana com série de atividades gratuitas transmitidas pelas redes sociais. Entre as atrações estão música, literatura, cinema e teatro. Há ainda lives com artistas e produtores culturais parceiros.

São trabalhos produzidos remotamente por locais como a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Casa da Palavra Mario Quintana, o Museu de Santo André e outros espaços culturais da cidade. Todo o conteúdo está disponível em: www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/. No site, é possível acessar o link para transmissão de cada atração.

A programação desta terça-feira (30) se iniciará às 9h no ‘Biblioteca em Casa’ e a contação de história infantil ‘O Rei dos Canudinhos’, adaptada do livro Sandra Aymone, por Tati Cordeiro. Às 10h, o ‘Fortaleça a Cena SA’ terá a participação de Matheus Deak Music&Gear em mais um programa com informações sobre a cena da música pesada. O ‘Destaques Do Acervo’ será a atração das 12h, quando serão exibidas obras de Rosa Oliveira, prêmios-aquisição dos 26º e 27º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, e que integram o acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Às 16h, o ‘ELT Em Casa’ terá a participação de Jé Oliveira, ator, diretor e dramaturgo formado pela ELT e fundador do Coletivo Negro para uma conversa sobre o tema: ‘É possível viver de teatro?’. E o ‘Ossa no Sofá’ encerrará a programação do dia, às 18h, quando a maestrina-assistente Natália Larangeira apresentará ‘Lohengrin: Prelúdio ao 3º ato’, de Wagner.

O violinista Jonathas Fernandes é o convidado da quarta-feira (1º) do ‘Músicos da Ossa’, às 12h, e do ‘Dicas da Ossa’, às 18h. Às 16h, no ‘Ação Territorial’, Jarbas Roberto recitará o poema ‘Fenômeno’, no qual associa o Belo e a Cultura. Também às 16h, no ‘ELT em Casa’, a professora Dione Carlos apresentará aula da disciplina Dramaturgia, do 3º ano do Núcleo de Formação para Atores e Atrizes da ELT. Às 18h o ‘Museu em Casa SA’ mostrará a segunda parte dos ‘Contos Mouriscos’, adaptação de Susana Ventura e Helena Gomes, com a Cia. Os Rouxinóis. E às 19h, o ‘Vitrine Andreense’ terá a participação do ator, diretor e palhaço Flávio Marin, que declamará ‘Calor de Luz’, de Paula Valéria de Andrade.

Na quinta-feira (2), no ‘Navega’, às 12h, o professor Guilherme Wisnik terá uma conversa com a arquiteta Raquel Rolnik para debater o tema ‘Utopias e distopias urbanas em tempo de pandemia’. Às 16h, o ‘Emia Em Casa’ terá como convidada Denise Bruno em ‘Fazendo arte, sim! Malabares’. No mesmo horário, o ‘ELT Em Casa’ apresentará o Núcleo de Pesquisa Estudos Críticos de Políticas Públicas em Cultura, com o professor Judson Cabral. O ‘Cine Ossa’, às 18h, terá como convidada Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado (MG), que comentará o filme ‘Coco Chanel & Igor Stravinsky’, do diretor Jan Kounen. E o ‘Quintas Lá em Casa’ terá como atrações, Renato Ladeia, no conto infantil ‘Era uma vez’, às 15h, e a ‘Roda dos Confinados’, com a cantora Mariane Mattoso, com a participação dos músicos Sander Mecca e Vlado Lima.

E as atividades da sexta-feira (3) começarão às 8h, com o ‘Sextas de Histórias’, com a participação de Ruymar Marazo, que contará o causo caipira ‘O Preguiçoso’,  e de Fátima Carvalho, que contará ‘A chegada de Ariano Suassuna no céu’, adaptação da história de cordel de Klévisson Viana e Mestre Bule-Blue. A violinista Dorotheia Gruber Chinaglia será a convidada do ‘Músicos da Ossa’, às 12h, e do ‘Dicas da Ossa’, às 18h. As atrações das 16h serão, no ‘Acervo Territórios’, o vídeo realizado por Claudio Higa, Ester Lopes, Lia Fuziy e Rafaela Campos Silva, coordenado por Tamara Ka, no Projeto Territórios da Cultura; no ‘Acervo ELT’, o vídeo da peça ‘APORIA 23º S, 46º O’, criada pela turma Formação 16 da ELT, que mostra a ocupação de um teatro abandonado pelos trabalhadores responsáveis por sua reforma; e no ‘Emia 30 Anos’, a apresentação a canção ‘Desde que o samba pe samba’, de Caetano Veloso, no encerramento das atividades da Emia Aron Feldman, em 2011, no Teatro Municipal de Santo André. E artista cearense Zaca de Oliveira será o convidado do ‘Conto das Seis’, às 18h.

A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida em nossa cidade. A programação contará ainda com a participação de produtores culturais e outros parceiros, que poderão se inscrever em: www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/. Aproveite. #FiqueemCasa.

Comente aqui