Data: 30/08/2021 20:16 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Educação de Santo André presta homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

Evento virtual teve aproximadamente 3.500 acessos por profissionais da educação municipal


Crédito: Instituto Paulo Freire

A Secretaria de Educação de Santo André realizou uma semana de atividades dedicada à obra de um dos maiores educadores do Brasil, Paulo Freire, que completaria 100 anos no próximo dia 19 de setembro. Como forma de homenagear o legado do patrono da educação, diversos eventos virtuais foram destinados aos professores da rede municipal entre os dias 23 e 27 de agosto. As atividades tiveram cerca de 3.500 acessos por profissionais da pasta.

“Para a Secretaria de Educação, a Semana Paulo Freire foi a forma de expressar nossa gratidão e fazer homenagem a um educador, filósofo e humanista que nos enriqueceu em vida desvelando importante leitura do mundo e que continua a nos enriquecer através da leitura de suas obras”, destacou a secretária de Educação, Cleide Bochixio, ao ressaltar uma das frases memoráveis do educador: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

A abertura do evento contou com um espetáculo teatral online, inspirado na obra de Paulo Freire, “Maria: Não alfabetizada”. No decorrer da semana, palestras virtuais contaram com a participação de diversos profissionais que estudam com profundidade a pedagogia freiriana e utilizam essa metodologia em suas trajetórias pessoais e profissionais.

Entre os temas abordados estiveram títulos como “Paulo Freire: por uma educação estética” e “A escola da atualidade: olhares e construções para a Educação Integral”, além de "O menino conectivo: a infância e a adolescência como antologia do ser social em Paulo Freire”.

Dando continuidade à programação, foi destaque a temática “O currículo na Educação Popular”, e encerrando a programação, a palestra "Infância, amor e diálogo em Paulo Freire: contribuições à educação das crianças”.

“A primeira Semana Paulo Freire foi um período de muito aprendizado e reflexão sobre o legado do importante educador brasileiro. Com aproximadamente 3.500 acessos, consideramos o evento um grande sucesso, premiando o lindo trabalho realizado por todos os setores da rede municipal de ensino. Para quem não pôde acompanhar, o link para assistir todo o conteúdo ficará disponível na página do Facebook do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector”, concluiu Cecilia Barbazia, coordenadora de serviços educacionais do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.

Comente aqui