Data: 01/12/2021 13:37 / Autor: Redação / Fonte: Enel Distribuição São Paulo

ENEL SP investe em melhoria e manutenção na rede elétrica de Santo André

Entre as ações, destacam-se instalação de equipamentos de automação, podas de árvores em contato com a rede e expansão do parque elétrico


Crédito: Reprodução

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, divulga balanço de investimentos para a melhoria da qualidade do serviço e em ações sociais para apoiar o desenvolvimento do município. Entre os anos de 2018 e 2021, a distribuidora investiu R$48,8 milhões em Santo André.

Nesse período, a concessionária instalou cerca de 200 equipamentos telecomandados, dispositivos que permitem religar os clientes mais rapidamente e reduzir os locais sem energia em casos de interrupção no fornecimento. Essas ações têm por objetivo evitar curto-circuito nas redes aéreas, interrupções no fornecimento de energia, redução de ocorrências e desligamentos e melhoria contínua nos indicadores técnicos e de qualidade da empresa, além de aumentar a confiabilidade no sistema elétrico da região.

Além disso, para tornar a rede menos suscetível a interrupções no fornecimento de energia por fatores externos, a Enel SP realizou 83 mil podas de árvores com galhos próximos ou em contato com a rede elétrica no município. Nesta mesma frente, a companhia também instalou 183 quilômetros de spacer cable, uma rede compacta mais resistente ao toque de objetos externos, como por exemplo, galhos de árvores e 462 religadores monopolares.

Para acompanhar o crescimento da região, a companhia também investiu na expansão  da rede elétrica com a construção de linhas de subtransmissão e distribuição e cinco subestações, que beneficiaram cerca de 370 mil unidades consumidoras. “Fazemos manutenções frequentes na região. Mas, antes disso, temos um longo trabalho de planejamento e previsão de obras para entender em quais locais há o aumento de demanda e as melhores soluções tecnológicas para atender esse crescimento”, disse Vincenzo Ruotolo, responsável pela área de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição São Paulo.

A distribuidora conta, ainda, com um plano robusto de expansão para os próximos quatro anos, com a construção de linhas de distribuição aérea e subterrânea. Este conjunto de obras e modernização irá beneficiar mais de 1,5 milhão de clientes, com aportes previstos de R$ 82 milhões, a fim de preparar a rede elétrica para suportar a expansão do mercado consumidor, possibilitando que novas indústrias e estabelecimentos comerciais se instalem na região, e, dessa forma, continuar contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Santo André.

Projetos de Eficiência Energética e ações de Sustentabilidade

Por meio de Chamada Pública, a Enel SP selecionou projetos de eficiência energética nos setores de iluminação, climatização, motores e instalação de sistemas fotovoltaico em prédios públicos e privados. Os projetos contemplados no município foram do Centro Educacional de Santo André (CESA) sobre eficiência de iluminação e instalação e fotovoltaico de 76,38KWp e substituição de 740 lâmpadas antigas por LED e da Universidade Federal do ABC (UFABC), com o projeto de eficiência energética e fotovoltaico, em que foram instaladas placas solares fotovoltaicas e substituição de lâmpadas fluorescentes por modelos LED.

Na Praça da Cidadania, no Jardim Santo André, foram instaladas cinco árvores solares, equipamento com design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets.

Entre as ações de Sustentabilidade, estão a troca de lâmpadas fluorescentes por modelos LED, que são 80% mais econômicas e possuem uma vida útil de 25 mil horas e de geladeiras antigas por modelos novos e certificados pelo Procel, garantindo o baixo consumo de energia elétrica. Diversas comunidades foram contempladas com a ação, como por exemplo a comunidade Vila Elida, que foi beneficiada com ações de troca de geladeira.

Canais de atendimento

A Enel Distribuição São Paulo disponibiliza diversos canais de atendimento. Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual, do aplicativo Enel SP, disponível gratuitamente para iOS e Android, do WhatsApp Elena (21-99601-9608) e do Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial – e 0800 72 72 196 – atendimento emergencial).

A Iluminação Pública de Santo André é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Os clientes que tiverem problemas com relação à iluminação de vias públicas ou outras melhorias, podem entrar em contato pelo telefone 0800 72 77 171.

Comente aqui