Data: 02/09/2021 17:59 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André completa 20 anos

Espaço oferece formação livre e gratuita na área de audiovisual; interessados podem participar do curso aberto ‘Cinema e História’ até dezembro


ELCV completa 20 anos
ELCV completa 20 anos

Crédito: Angelo Baima/PSA

Há duas décadas, Santo André conta um espaço especial na área de audiovisual. A Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) é um projeto mantido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, e oferece curso livre e gratuito na área de audiovisual. Utiliza recursos digitais, com produção de baixo orçamento, e busca a vivência prática e artística desta linguagem.

Nestes 20 anos já foram realizadas cerca de duas mil produções, entre filmes e exercícios dos alunos, registros em cursos, oficinas e atividades da equipe e parceiros. O curso regular tem duração de três anos e já atendeu mais de 450 alunos. São oferecidas disciplinas como Assistência de Direção, Direção, Direção de Arte e Estética da Imagem, Edição e Montagem, Fotografia, História da Imagem, Produção, Roteiro e Som.

Localizada no Parque Antônio Pezzolo (Chácara Pignatari), atualmente realiza as atividades dos Trabalhos de Conclusão de Curso com a Turma 9 no formato online por conta da pandemia. A previsão é de abrir inscrições para a 10ª turma em 2022.

História – A ELCV foi fundada em 20 de agosto de 2001 com base no projeto criado pelo dramaturgo e roteirista Luiz Alberto de Abreu. Passaram pela escola figuras históricas do cinema nacional, da propaganda e do audiovisual, como Waldemar de Lima, diretor de fotografia de ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ (1964); Djalma Limongi Batista, diretor dos filmes ‘Asa Branca: Um Sonho Brasileiro’, ‘Brasa Adormecida’ e ‘Bocage, o Triunfo do Amor’; e Daniel Solá Santiago, produtor de filmes como ‘Pixote’, ‘Eles Não Usam Black Tie’, ‘Fé’ e ‘Família Alcântara’.

Além dos cursos, a ELCV já organizou as mais diversas ações: exibição de filmes em diferentes espaços da cidade, cineclubes, palestras, workshops e até peças de teatro, em parceria com a Escola Livre de Teatro (ELT). Realizou também eventos com a Escola Livre de Dança e com a Orquestra Sinfônica de Santo André. O público geral das atividades chega a 25 mil pessoas ao longo dos anos.

Outras parcerias importantes foram firmadas com Sesc Santo André, Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Cultural Kinoforum, Itaú Cultural, Festival do Minuto, Oficinas Culturais, Instituto POIESIS, Ancine, Dia Internacional da Animação e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Curso aberto – Até 8 de dezembro, a ELCV oferece o curso online ‘Cinema & História’, ministrado por Celso Sabadin. Serão realizados 16 encontros retratando as principais fases do cinema mundial, contextualizadas com o momento histórico da época.

Os próximos encontros abordarão temas como ‘Os Pilares da Construção do Cinema’, ‘Expressionismo Alemão’, ‘Impressionismo Francês’, ‘Formalismo Soviético’ e ‘Realismo Poético Francês’.

O curso é aberto a todos os interessados, que podem participar do ciclo completo ou apenas de aulas específicas. Inscrições e mais informações: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br.

Serviço:

Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV)

Telefone: (11) 4461-4181

E-mail: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br.

Comente aqui