Data: 30/11/2021 18:50 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Fiscalização ambiental apreende pássaros silvestres em Santo André

Infrator recebeu multa de R$ 27,5 mil


Crédito: Divulgação / PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou apreensão de pássaros silvestres das espécies pixoxó, pixarro, cigarrinha-do-sul, curió e coleirinha. As aves estavam em gaiolas. Durante vistoria de rotina no bairro Acampamento Anchieta, na região do Parque Andreense, área de proteção e recuperação de mananciais da represa Billings, os agentes se depararam com um alçapão armado ao lado de uma gaiola com pássaro, na Rua Canário Belga.

A equipe fez a abordagem e foi atendida pelo caseiro do imóvel. No local foi constatado o uso de mais dois alçapões armados e outras gaiolas com pássaros.

Os agentes informaram sobre a ilegalidade da atividade exercida e apreenderam os pássaros, além de material usado em caça de animais. A ação é respaldada no decreto federal 6.514/08, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente e estabelece o processo administrativo para apuração destas infrações.

Foram apreendidos dez pássaros em gaiolas e três alçapões. As aves foram encaminhadas ao CeMaCas (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres), na capital. O infrator foi autuado com multa no valor de R$ 27,5 mil.

Comente aqui