Data: 16/10/2020 17:32 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

LGBTQIA+: Sesc Santo André promove curso de moda não-binária

O curso propõe ensinamentos para a criação de roupas sob medida, que respeitem a identidade e a diversidade de todes


Sesc Santo André promove curso de moda não-binária e outras ações que celebram a identidade LGBTQIA+
Sesc Santo André promove curso de moda não-binária e outras ações que celebram a identidade LGBTQIA+

Crédito: Divulgação

Assumir-se LGBTQIA+, não é fácil, mas significa muito. Por meio de temas que permeiam o mundo LGBTQIA+, Sesc Santo André oferece o curso de criação de roupas não-binárias. A partir de pesquisas, histórias e relatos de corpos e corpas transfemininas, transmasculinas, bissexuais, gays, lésbicas e agêneros, o curso propõe ensinamentos para a criação de roupas sob medida, que respeitem a identidade e a diversidade de todes. O primeiro e o segundo episódio já estão disponíveis no canal do YouTube do Sesc Santo André.

Neste primeiro vídeo, Helena Kuasne, estilista, cenógrafa, figurinista, artista visual e criadora do "Meninê" (marca de moda sem gênero experimental), percorre a história da moda para revelar as imposições que homens e mulheres sofrem há séculos quando o assunto é vestimenta. No segundo vídeo, ela relata as camadas de preconceito e julgamento que carregamos no cotidiano. Os próximos episódios estarão disponíveis aos sábados, 17 e 24/10.

À MINHA MÃE E AO MEU PAI, COM ORGULHO

O curso faz parte do projeto “À minha mãe e ao meu pai, com orgulho”. A ação permite que as pessoas compartilhem seus depoimentos de como foi o processo de se assumirem aos seus pais, de sangue ou coração, ou a qualquer pessoa de sua família com quem tem uma relação mais forte. Os textos poderão ser enviados até o dia 18 de outubro pelo formulário disponível em: http://bit.ly/ProjetoComOrgulho

A participação no projeto pode ser anônima, por maiores de 18 anos e com um texto de até mil caracteres. Os depoimentos serão selecionados a partir de uma curadoria do próprio Sesc Santo André, que entrará em contato caso o texto seja escolhido para autorização de divulgação.  Posteriormente, os depoimentos formarão um mural.

A obra repleta de respeito e Orgulho, será exposta no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Santo André. A exibição dos trechos desses depoimentos representará micro crônicas de afetos e lembranças, das vivências, da descoberta e do fortalecimento da própria identidade. O trabalho trará um olhar artístico e, ao mesmo tempo, uma reflexão social e política sobre cada história de vida.

MINHA VIDA: UM CONTO

A partir dos depoimentos selecionados para a obra "À minha mãe e a meu pai, com Orgulho", no curso “Minha Vida: Um Conto”, o escritor Marcelino Freire dará dicas para escrever "sem amarras", "desbloquear" um texto, dar voz a uma ideia, criar um personagem, e ainda organizar um livro, valorizar o próprio repertório e o vocabulário, seja em qual gênero literário for.

Por meio de exercícios e da intensa troca de ideias e de experiências, a história enviada pode se transformar em uma obra literária e ajudar muita gente que ainda não conseguiu declarar-se LGBTQIA+. As aulas acontecerão online entre 7/11 e 5/12, das 14h às 17h, sempre aos sábados, pelo canal do YouTube do Sesc Santo André.

Comente aqui