Data: 08/12/2021 19:55 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Resgate de animais silvestres cresce 80% em Santo André

Apenas nesta semana a equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal recolheu oito aves e cinco mamíferos


Crédito: Divulgação / PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou um número recorde de resgate de animais silvestres neste ano. Até agora, em 2021, foram 356 espécies. No mesmo período do ano passado, 201 animais foram resgatados na cidade.

Só nesta semana foram realizados os resgates de oito aves e cinco mamíferos. Entre as aves estão um periquito-verde (Brotogeris tirica), uma rolinha-caldo-de-feijão (Columbina talpacoti) e um falcão-quiriquiri (Falco sparverius), além de um filhote de bacurau, também conhecido como tuju (Lurocalis semitorquatus). O bacurau foi encontrado no Parque do Pedroso, no chão, recolhido e encaminhado para a Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo a encarregada de Bem Estar Animal, a bióloga Daniela Freire, a ave é um filhote e estava bem. "O bacurau tem hábitos noturnos e se alimenta de insetos em pleno vôo, e é normal encontrá-lo dormindo empoleirado ou no chão durante o dia, e por isso foi encontrado no chão pela equipe do parque", completou.

Entre os mamíferos, destaque para o resgate de um ouriço-cacheiro (Coendou spinosus), que foi retirado de dentro da casa de um munícipe no bairro Recreio da Borda do Campo, após ser atacado por um cachorro. Outro caso foi o de um macaco-prego (Sapajus apella), atropelado próximo ao parque Chácara Pignatari, no Bairro Santa Teresinha.

Os animais foram encaminhados para o Craspet (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê), em São Paulo.

O telefone para solicitar o resgate de animais silvestres em Santo André é o 4433-1958, que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. Aos finais de semana o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Comente aqui