Santo André Tecnologia e Inovação

Santo André participa da audiência “A Implantação da Tecnologia 5G no Estado do Paraná”

Cidade esteve virtualmente representada pelo secretário Evandro Banzato, a convite do deputado Luiz Claudio Romanelli

  • Data: 01/10/2021 13:10
  • Alterado: 01/10/2021 13:10
  • Autor: Renan Muniz de Sales
  • Fonte: PMSA
Santo André participa da audiência “A Implantação da Tecnologia 5G no Estado do Paraná”

Crédito:Divulgação/PSA

Após modernizar sua política em conectividade, Santo André segue tendo reconhecimentos nacionais e já é vista como uma referência para o país no processo de implantação do serviço 5G. Nesta semana, a Prefeitura de Santo André, representada pelo secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, participou virtualmente da audiência pública “A Implantação da Tecnologia 5G no Estado do Paraná”, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Tendo como exemplo a cidade de Santo André, a audiência pública teve como finalidade reforçar a necessidade de criação, alteração e modernização das legislações que interferem na instalação de antenas, como as normas que tratam do uso do solo e das questões ambientais.

O convite partiu do deputado estadual do Estado do Paraná Luiz Claudio Romanelli (PSB), em conjunto com os deputados Tião Medeiros (PTB), presidente da Comissão de Obras Públicas do Paraná, e Emerson Bacil (PSL), que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Paraná.

Para o deputado Romanelli as cidades do Paraná devem se espelhar nos bons exemplos, como Santo André. “Será necessária uma ampla revisão das leis vigentes para que não haja obstáculos que impeçam a chegada das novas tecnologias. Há um calendário de implantação do 5G, mas cidades que tiverem legislação adequada podem sair na frente”, disse.

De acordo com Banzato, é fundamental que os municípios brasileiros alinhem suas leis à legislação federal padrão proposta pela Anatel e removam todos os obstáculos que impeçam a chegada dessas novas tecnologias. “Após aprovar uma moderna legislação de antenas em 2019, que foi construída com a participação direta da iniciativa privada, Santo André tornou-se referência nacional em agilidade, transparência e simplificação na tramitação e aprovação de projetos que promovam uma melhor infraestrutura de apoio às novas tecnologias como o 5G”, disse o secretário.

Na primeira quinzena deste mês, Santo André entrou no top 10 nacional no ranking “Cidades Amigas da Internet”, ocupando atualmente a sétima colocação. O levantamento é uma realização da empresa de consultoria em telecomunicações Teleco, juntamente com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital.

A boa colocação demostra que Santo André é uma das cidades mais habilitadas a receber a tecnologia 5G. Tal evolução se deve, principalmente, pela atualização das leis para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações. Também neste sentido, Santo André passou a disponibilizar licenciamento digital de infraestrutura de telecomunicações, por meio da plataforma Acto.

Outro destaque de Santo André é o programa “Conecticidade”. Entre outros aspectos, esta iniciativa vem atuando para que o município seja um laboratório aberto de soluções para cidades inteligentes, em parceria com universidades, startups e empresas inovadoras. Nesta perspectiva, inclusive, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, estimula esses atores no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para desafios tecnológicos industriais.

Outras ações – O Parque Tecnológico de Santo André, responsável pelas ações de tecnologia e inovação de Santo André também conta com diversos outros programas.

Um deles é o CapacitaTech, uma plataforma que concentra informações e dá acesso direto a cerca de 7 mil cursos na área de TI, a maioria gratuitos, ofertados por empresas do Brasil e do mundo. As oportunidades de capacitação são promovidas por 80 empresas, como Microsoft, HP Life, Qlik, Dell, Instituto Tim, Sebrae, Senai, FGV, Udemy, Data Science Academy, IGTI, CEcyber, Google, 4 Linux, Intel, AWS e outros. A plataforma também oferece 42 oportunidades de certificação na área de tecnologia para quem quer atestar uma especialização em determinadas tecnologias ou metodologias, incluindo um Guia de Certificações da DB1 Group. O link de acesso ao CapacitaTech é https://bit.ly/capacitatech-santoandre

O Hub de Inovação, desenvolvido pela Prefeitura de Santo André, apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada. O Hub de Inovação do Parque Tecnológico faz a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs da região, promovendo maior integração e fortalecimento do ecossistema de inovação do ABC.

Recentemente, o Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André fechou sua 20ª parceria para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região. A Rhodia Solvay Group se juntou a empresas como Prometeon, Mercedes-Benz, TIM e às outras 16 empresas do Cofip ABC para promover as pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada.

Já o Bureau de Serviços é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta da Prefeitura de Santo André faz parte do Parque Tecnológico de Santo André, e oferece mais de 120 serviços.

Além do Bureau de Serviços Tecnológicos, o Parque Tecnológico também contará com o Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Santo André). A Prefeitura está em vias de conseguir a liberação de recursos para a construção do Cite, que terá sede na antiga área da Rhodia Química, em cerca de 7 mil metros quadrados de área construída. Serão investidos R$ 27 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Caixa Econômica Federal, somados a R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura. A expectativa de entrega é entre 2022 e 2023.

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados