Data: 18/11/2021 17:06 / Autor: Susi Elena / Fonte: Semasa

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso


Crédito: Divulgação/Semasa

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade.

Na próxima quinta-feira (25), das 9h às 11h30, ocorre a oficina ‘Compostagem, transformando lixo em vida’. A atividade visa mostrar a importância ambiental de reaproveitar restos de alimentos para fazer compostagem, ou seja, adubo para hortas, plantas e jardins. O Semasa realizará a mesma oficina em 9 de dezembro (quinta-feira), no mesmo horário. A iniciativa vai ocorrer no Centro de Referência em Educação Ambiental da autarquia, que fica na rua Igarapava, 250, no bairro Valparaíso.  A Prefeitura de Santo André vai disponibilizar veículo para quem deseja participar da ação.

No dia 7 de dezembro (terça-feira), haverá visita ao Parque do Pedroso. Serão realizadas atividades de percepção ambiental para destacar as características da Mata Atlântica, a importância e os benefícios do contato com a natureza. O encontro será das 9h às 12h. Em caso de chuva, a visita será reagendada.

Para fechar o ciclo de atividades deste ano, o último evento é uma visita ao Aterro Sanitário Municipal, que desde 1999 é operado pelo Semasa. O equipamento é um dos mais bem avaliados no Estado de São Paulo e recebe, por dia, cerca de 630 toneladas de resíduos úmidos. O local também abriga as duas cooperativas de reciclagem do município. A visita vai acontecer das 9h às 12h e antes ocorrerá uma sensibilização inicial sobre resíduos sólidos no endereço do Crisa.

As inscrições para as atividades podem ser feitas pessoalmente na sede do Centro de Referência do Idoso, que fica na rua Bernardino de Campos, 300, no Centro de Santo André,  ou por meio do número 4992-8132, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Idosos que desejam participar das ações precisam levar documento que comprove idade de 60 anos ou mais, além de carteira de vacinação da Covid-19 atualizada e comprovante de residência.

Em 2022, o Semasa pretende realizar diversas outras atividades em parceria com o Crisa e em outras instituições da cidade. Interessados em receber as ações de educação ambiental podem entrar em contato pelo telefone (11) 4433-9855 ou enviar mensagem para o e-mail ea.agendamento@semasa.sp.gov.br.

Comente aqui