Data: 22/11/2021 10:58 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

Sesc Santo André e projeto Sempre Um Papo recebem o escritor Tom Farias

Neste encontro virtual, Afonso Borges conversa com o autor sobre a vida e obra da escritora mineira Carolina Maria de Jesus


Tom Farias
Tom Farias

Crédito: Marta Azevedo

Sesc Santo André e Sempre Um Papo recebem, no dia 23 de novembro, terça-feira, às 20h, o jornalista e escritor Tom Farias. O autor vai conversar com Afonso Borges, sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, sobre quem escreveu uma biografia.

O bate-papo será transmitido às 20h, no YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo e pelo canal do Sesc Santo André no Youtube.

Em 2017, Tom Farias publicou “Carolina, uma biografia”, que apresenta a complexa trajetória da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Além de traçar o perfil biográfico da escritora, a obra também aborda o contexto histórico da época, como dados geográficos e sociais de Sacramento, município onde ela nasceu. O livro foi um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti de Biografia, Documentário e Reportagem, em 2019.

Durante o bate-papo do dia 23, Tom Farias abordará justamente a trajetória de Carolina, que se tornou conhecida com a publicação de “Quarto de Despejo”, em 1960. O biógrafo falará sobre a infância pobre da autora, sua juventude difícil, quando partiu em busca de trabalho e de cura para uma doença nas pernas, e o tempo em que morou na favela do Canindé, em São Paulo.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário e professor, com especialização em literatura do final do século XIX. Além de “Carolina, uma biografia”, é autor de outros livros sobre personalidades negras brasileiras, como José do Patrocínio, importante figura do movimento abolicionista (“José do Patrocínio, a pena da abolição”, de 2019) e o poeta Cruz e Sousa, considerado um dos fundadores do simbolismo (“Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, de 2008). Tom também é autor de romances, ensaios, artigos e roteiros.

Sempre um Papo - 35 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros ocorrem em formato virtual. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura, incluindo o Fliaraxá - Festival Literário de Araxá, que chega à décima edição em 2021 e o Flitabira - Festival Literário de Itabira, que tem sua primeira edição neste ano, de 26 a 31 de outubro.

SERVIÇO 

Sempre Um Papo

Com Tom Farias

Dia: 23 de novembro, terça-feira, às 20h

Exibição: canal do Sesc Santo André no Youtube

Comente aqui