Data: 15/09/2021 16:16 / Autor: Andréa Brock / Fonte: ABCdoABC

Advogado de São Bernardo se destaca em carreira internacional na música

Paixão teve início aos 6 anos de idade. Hoje com 82, o músico e compositor já teve suas canções gravadas até para novela norte-americana


Ainda na adolescência a música ajudou a pagar seus estudos, mas a paixão pela arte musical sempre esteve presente na vida do advogado e pianista Erineu Maranesi, que fez estudos de música erudita ainda pequeno, tornando-se, mais tarde, um autodidata.

Na infância, aos 6 anos de idade, em 1945, fez amizade com indígenas que se locomoviam de Santos para a Capital pela antiga Estrada do Mar, onde Erineu morava. Dali nascia uma grande paixão pela cultura indígena. Mais tarde, com o assassinato do indígena Galdino, o Pataxó, queimado vivo em 20 de abril de 1997 por cinco jovens do Plano Piloto, em Brasília, Erineu compôs uma música em homenagem ao índio, a Marcha Fúnebre do Índio Brasileiro, já tocada em diversos palcos.

Sua composição “Meus melhores momentos” foi incluída na trilha musical da ONE LIFE TO LIVE, gravada pelo clarinetista Eddie Daniels, tornando-se a primeira composição brasileira a fazer parte da trilha musical de uma novela norte-americana.

Sensibilizado com a morte de Rafiki, famoso orangotango morto por caçadores em Uganda em junho de 2020, Maranesi fez uma música em homenagem ao primata intitulada Rafiki’s song Uganda 2020 String Beats e enviou ao presidente do país, Yoweri Museveni, autorizando que todos os valores obtidos com a comercialização da obra fossem utilizados especialmente para o benefício do Parque Nacional da Floresta Impenetrável de Bwindi, local onde vivia o orangotango e diversos primatas de sua espécie, muitas ameaçados de extinção.

A música foi lançada no dia 2 de setembro desse ano e está disponível no YouToube. RAFIKI’S SONG, UGANDA 2020. STRING BEATS”, trata musicalmente do tema físico-matemático da INARMONIA, “STRING BEATS”, temática musical para piano exposta em quaisquer estilos, que é o “BATIMENTO DE CORDAS” de um piano acústico. Para mais informações em inglês, francês e português, assista o vídeo.

Sucessos no Brasil

Outros artistas, maestros e compositores que tocaram com Erineu Maranesi nos CDs independentes dele foram Jaime Alem (diretor musical da Maria Bethânia por mais de 20 anos), o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, Gilson Peranzzetta, que foi o arranjador do CD Célia canta Erineu Maranesi, João Carlos Coutinho, diretor do programa The Voice, Durval Ferreira, do Tamba Trio, Orquestra Filarmônica de São Bernardo, além de Leny Andrade.

No momento o compositor tem se preparado para apresentar de forma online e presencial pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, um grande espetáculo. Ainda sem data definida, o compositor já adianta que deverão ser 3 grandes apresentações para a sorte dos fãs e dos amantes da boa música.

Erineu Maranesi, advogado e pianista
Erineu Maranesi, advogado e pianista

Crédito: Arquivo Pessoal

Comente aqui