São Bernardo Cidade

Banco de Alimentos de São Bernardo ganha ampliação a partir de 2021

Com 570 toneladas de alimentos distribuídos ao longo de 3 anos e 11 meses para 68 mil famílias referenciadas, espaço passará por reforma estrutural, implantação de cozinha experimental

  • Data: 04/12/2020 17:12
  • Alterado: 04/12/2020 17:12
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC
Banco de Alimentos de São Bernardo ganha ampliação a partir de 2021

Banco de Alimentos de São Bernardo ganha ampliação a partir de 2021

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

O Banco de Alimentos de São Bernardo passará por ampliação a partir de 2021. O espaço passará por reforma estrutural e implantação de cozinha experimental. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem, com previsão de entrega para junho do mesmo ano.

No projeto de reforma física do Banco de Alimentos está prevista a troca de piso e da rede de esgoto, bem como a construção e a implantação da cozinha experimental. Também será adquirido um caminhão frigorífico de porte médio. No total, serão investidos R$ 500 mil, vindo do Governo Federal, por meio de um chamamento público feito pelo Ministério da Cidadania para a realização de melhorias no Banco de Alimentos.

“O Banco de Alimentos está inserido em nossa política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem o objetivo de garantir o acesso regular e permanente de alimentos de qualidade às milhares de famílias em alta vulnerabilidade social em nossa cidade. O espaço necessitava de reformas e com a implantação da cozinha experimental, essas famílias terão acesso a formas de preparar alimentos sem desperdício”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

O secretário de Assistência Social, Carlos Romero, enfatizou a importância da aquisição do caminhão refrigerado. “A compra deste veículo irá incrementar a doação de alimentos perecíveis, como carnes bovinas, suínas e de aves, bem como a de laticínios. Temos câmaras frigoríficas no Banco de Alimentos, não podemos aceitar este tipo de doação, pois não temos como transportar as carnes e os laticínios de forma segura e estaríamos violando as determinações da Vigilância Sanitária”, explicou.

A política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também está alinhada com a inauguração das unidades do Bom Prato, no Centro, e a unidade avançada do Bom Prato, no bairro Assunção. A partir de 2021, serão iniciados os estudos para a ampliação do programa municipal de Agricultura Urbana. O objetivo é utilizar áreas abandonadas para o cultivo de alimentos sem agrotóxico e para geração de renda para famílias em situação de alta vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

COZINHA EXPERIMENTAL – A cozinha experimental deverá entrar em operação no segundo semestre de 2021. O público-alvo para estes cursos são famílias referenciadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Nesses cursos, serão ensinados o preparo de alimentos saborosos e nutritivos a baixo custo, sem desperdícios, e respeitando as diferenças das estações. Eles serão ministrados pelas nutricionistas do Banco de Alimentos.

BENEFICIÁRIOS – Sessenta e oito mil famílias são beneficiadas com as doações do Banco de Alimentos. Esses moradores estão inscritos em programas sociais, como o CRAS e CREAS. Outras 51 entidades assistenciais referenciadas nos conselhos municipais de Assistência Social e Diretos da Criança e Adolescente também são contempladas com esses produtos.

CENTRAL DE DOAÇÕES – O Banco de Alimentos de São Bernardo tem recebido as doações de alimentos não perecíveis para a Central de Doações, criada para pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), para atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o período de combate ao Coronavírus. Até o momento, a Central entregou 44 mil cestas básicas.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados