Data: 14/09/2021 17:55 / Autor: Kati Dias / Fonte: PMSBC

FSS de São Bernardo apresenta atividades para o último trimestre do ano

Ações como a celebração em homenagem ao “Dia Mundial do Idoso” e ao “Dia das Crianças” foram reformuladas em virtude da pandemia de Coronavírus


Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo apresenta atividades para o último trimestre do ano
Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo apresenta atividades para o último trimestre do ano

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Com o avanço da vacinação e a redução dos índices de transmissão do Coronavírus na cidade, o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo (FSS) realizou, na manhã desta terça-feira (14/09), o encontro presencial do com as entidades do terceiro setor cadastradas no FSS com a presidente Márcia Morando. A reunião ocorreu no teatro Elis Regina, no bairro Assunção, e seguiu todos os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19.

Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações realizadas no primeiro semestre de 2021, grande parte com objetivo de dar apoio às famílias em alta vulnerabilidade social afetadas pela pandemia de Coronavírus. Entre elas está o êxito da Central de Doações, que arrecadou mais de 1.000 toneladas de alimentos junto à iniciativa privada, promovendo 72 mil atendimentos às pessoas que tiveram perda parcial ou total da renda familiar. Ainda foram distribuídos 87 mil itens de higiene e limpeza, 12 mil litros de álcool 70% e 300 mil máscaras por meio do projeto SBC de Máscaras pela Vida.

Depois de inúmeros encontros por meio de videochamada, com o arrefecimento da pandemia, pudemos, enfim, ter nossa primeira reunião presencial. Um diálogo muito produtivo com os representantes, no qual pudemos apresentar as atividades do primeiro semestre, cujo foco foi o atendimento às famílias em alta vulnerabilidade social afetadas pela pandemia. Graças às entidades do terceiro setor, as doações atingiram diferentes territórios do município. Meu total agradecimento a todos”, afirmou a presidente Márcia Morando.

RETOMADA DAS ATIVIDADES – O Fundo Social de Solidariedade foi atuante desde o início da pandemia, em março de 2020. Com a retomada gradual das atividades econômicas, o FSS retorna para o seu foco original, que é fomentar a parceria entre a iniciativa privada e o terceiro setor.

Para tanto, traçou uma série de atividades a serem realizadas até o fim de 2021, como a celebração do Dia Mundial do Idoso, em 1º de outubro, no qual os alunos das escolas particulares farão a arrecadação de “mimos”, como hidratantes ou rádios de pilha, para os idosos acolhidos em instituições de longa permanência. Para a segurança deste público, entretanto, não haverá interação entre crianças e idosos. Os presentes serão entregues nos locais e os idosos serão estimulados a escrever uma carta de agradecimento.

Por causa da pandemia, também não será possível realizar a já tradicional “Campanha do Brinquedo”, em celebração do “Dia das Crianças”, em 12 de outubro. A ação foi substituída pela campanha “A Leitura nos Une”. A iniciativa tem o objetivo de arrecadar livros novos para crianças e adolescentes e, além das escolas particulares, contará com empresas. A entrega será feita em 08 de outubro para os representantes das entidades e, posteriormente distribuídos.

“Infelizmente a pandemia não acabou e este tipo de atividade acaba gerando aglomerações. Para manter a segurança de todos, optamos por reformular a campanha e estimular a leitura, que pode ser feita tanto em grupos bem pequenos quanto de forma individual”, ressaltou Márcia Morando. Também foram confirmados a Campanha de Natal e a realização do “Sonho de 15 anos” e do “Selo Solidariedade”.

Comente aqui