Data: 23/05/2022 19:37 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Prefeito Orlando Morando assina ordem de serviço para reforma do Ceitec

Prédio no Baeta Neves irá receber obras visando transformar o local em espaço moderno de incubação de startups, com coworking e salas de convivência


Crédito: Ricardo Cassin / PMSBC

Com a proposta de modernizar o sistema de inovação e tecnologia da cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta segunda-feira (23/5) a ordem de serviço para reforma do prédio que vai abrigar o novo Ceitec (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica), instalado no bairro Baeta Neves. O investimento será no valor total de R$ 3,5 milhões – 18% abaixo do estimado no edital –, tendo prazo previsto para conclusão das intervenções físicas no início de 2023.

Os recursos são provenientes de financiamento do programa Desenvolve SP, vinculado ao governo do Estado. O edifício passará por reestruturação completa no período. A proposta é transformar o prédio em um espaço moderno de incubação de startups, acolhendo novidades no setor a partir de coworking, salas de convivência, espaços multiuso e auditório, visando ampliar parcerias da Prefeitura com universidades, entidades e a iniciativa privada para estimular ambiente favorável a novos negócios.

“Com as adequações, teremos um espaço apto para ser celeiro importante de novas tecnologias. Esse local, anteriormente, estava abandonado. Era uma gráfica, não fazia sentido, um mau exemplo. Adaptamos o modelo pensando na eficiência pública e a cidade ganhará um equipamento apropriado com objetivo de agir como incubadora de empresas e voltado à captação de projetos tecnológicos, fomentando emprego e oportunidades. O espaço será símbolo daquilo que queremos para o futuro da cidade”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Entre as obras físicas no prédio estão pintura externa e interna, troca das instalações hidráulicas e elétricas, elevadores, instalação de contêineres para implantação de salas de coworking, implantação de auditório multiuso, reforma de banheiros e de cabine primária, revitalização da cobertura e piso, além de impermeabilização no telhado, acessibilidade e intervenções de segurança para obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). A assinatura do convênio junto ao Desenvolve SP contou com empenho da primeira-dama e deputada estadual Carla Morando.

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami pontuou que o grande mote é impulsionar o ecossistema de inovação e tecnologia em São Bernardo. “Vislumbramos incentivar o ambiente de novos negócios com a modernização do espaço, podendo significar um Vale do Silício na cidade, com produção de inovação que agregue mais valor ao que é produzido localmente. Visão extremamente necessária nos dias atuais.” 

Comente aqui