Data: 24/06/2022 18:40 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Programa Qualifica Mais São Bernardo impulsiona geração de emprego

Prefeito Orlando Morando participou da aula inaugural no Cacilda Becker; são 676 vagas ofertadas


Crédito: Gabriel Inamine / PMSBC

Programa de capacitação profissional em convênio com o Senac, o Qualifica Mais São Bernardo tem se destacado por impulsionar a geração de oportunidade, emprego e renda na cidade. Além de promover feirões e incentivo fiscal, a Prefeitura, governada por Orlando Morando, investiu para viabilizar grade do segundo semestre do projeto, o que irá significar a abertura de 676 vagas de cursos de qualificação. Morando participou nesta sexta-feira (24/6) da aula inaugural do programa, realizada no Teatro Cacilda Becker.

Serão 24 turmas de cursos gratuitos com objetivo de auxiliar os moradores de São Bernardo na recolocação no mercado de trabalho ou em empreender novos negócios. O município é quem colhe os frutos. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), São Bernardo registrou saldo positivo de 1.609 empregos com carteira assinada em abril, último balanço do levantamento, liderando ranking do Grande ABC. Apesar da crise no País, os números dos últimos 12 meses na cidade também são amplamente favoráveis: 13.556 postos criados.

“Faço questão de presenciar o fomento de cursos de qualificação profissional. O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, e o Senac é uma instituição com expertise nesta atuação. O convênio com a instituição torna-se fundamental para colaborar com a Prefeitura no processo pós-pandemia de retomada do emprego, renda e no estímulo a novos empreendimentos. Todo esse cenário causa impacto no desenvolvimento econômico da cidade”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A grade foi concretizada pela Administração em convênio celebrado com o Senac no valor de R$ 600 mil – o acordo abrange também contrapartida de vagas por parte da entidade de ensino. “São 5 anos de parceria com a Prefeitura. O Senac acredita que os cursos, de fato, podem mudar a vida das pessoas, porque apostamos na educação: conhecimento, habilidade e atitude. São valores essenciais para qualificar e manutenção do emprego”, pontuou a coordenadora do Senac, Camila Sartori Finardi.

A programação foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, em conjunto com o Senac, baseada em estudo de demanda de mercado. As atividades serão ministradas no complexo do Cenforpe, incluindo a cozinha pedagógica, e na unidade do Senac (Av. Senador Vergueiro, 400). Para o titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Hiroyuki Minami, cerca de 5.000 moradores já se formaram desde 2017 no programa. “Emprego resulta em dignidade. Esse investimento resulta em dignidade às pessoas.”

Comente aqui