Data: 18/01/2022 16:07 / Autor: Natália Fernandes / Fonte: Secom/PMSBC

São Bernardo inicia programação especial para celebrar os 100 anos da Semana de 22

Entre as atrações está exposição gratuita que resgata obras da arquitetura moderna encomendadas pela Prefeitura nas décadas de 1960 e 1970


Para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, preparou programação especial para este ano. O início do calendário municipal que celebra o movimento modernista se dá com a exposição “Arquitetura Modernista de São Bernardo do Campo”, aberta à visitação a partir desta terça-feira (18/1) na Pinacoteca da cidade.

A exposição resgata obras institucionais encomendadas pela Prefeitura, entre as décadas de 1960 e 1970, a de arquitetos paulistanos. A partir da releitura dos documentos originais, foi possível reproduzir projetos de grande relevância histórica para arquitetura moderna paulistana, com projeções pictóricas, permitindo ao observador a visualização tridimensional de formas externas e internas, assim como a compreensão do projeto arquitetônico de cada obra.

A visitação poderá ser realizada até o dia 6 de maio de 2022, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A Pinacoteca Municipal fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Mais informações pelo telefone (11) 2630-9614.

Conforme explica a secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Lígia Ramos, a pasta promoverá, durante todo o ano, série de ações nas diversas linguagens artísticas e culturais para celebrar, refletir e problematizar a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos. “Serão exposições, mostras, debates e apresentações no intuito de comemorar esse centenário e trazer para a população um pouco da história e da importância desse fenômeno para a arte e também para o nosso dia a dia”, ressalta.

SOBRE A SEMANA DE 22 – Considerada marco fundador do modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna de 22 foi uma manifestação cultural realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo. O festival incluiu exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, além de três sessões lítero-musicais noturnas. A principal função para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época.

PROGRAMAÇÃO MUNICIPAL – A partir de fevereiro, a Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26, Centro) receberá lançamentos de novos escritores. No dia 12, às 10h, Benedita Lopes lançará “Porções para se acordar presente” e, às 14h, será a vez de Kaya Adu apresentar ao público a obra “Cobra rasteira: mitologia de uma transição de gênero”. No dia 19, às 10h30, Donizete Leite faz o lançamento de “Um delírio chamado paixão” e, a partir das 14h, Deobaldo Barbosa da Silva apresentará a obra “Os Versos são Meu Universo”.

INFANTIL – Para o público infantil, nos dias 17 e 24 fevereiro, às 14h, também na Biblioteca Monteiro Lobato, será realizada a contação de história “Anita menina”, do livro Anita Malfatti - Crianças Famosas de Carla Caruso e Angelo Bonito.

Prefeitura de São Bernardo inicia programação especial para celebrar os 100 anos da Semana de 22
Prefeitura de São Bernardo inicia programação especial para celebrar os 100 anos da Semana de 22

Crédito: Ricardo Cassin/PMSBC

Comente aqui