São Bernardo Bem-Estar

Saúde e beleza dos pés, mãos e cabelos exigem cuidados especiais no inverno

Especialista do Senac São Bernardo do Campo ensina como combater os efeitos negativos da baixa umidade do ar para manter o corpo bonito e saudável na estação mais fria do ano

  • Data: 05/08/2020 10:08
  • Alterado: 05/08/2020 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Senac São Bernardo do Campo
Saúde e beleza dos pés

Crédito:freepik

No inverno, a atenção com a saúde e conservação da beleza da pele, unhas e cabelos precisa ser redobrada, como explica a especialista Francielly Pereira Santos, docente da área de beleza do Senac São Bernardo do Campo. “É comum observarmos nesse período que nossas mãos, pés e cabelos estão mais ressecados e isso acontece devido ao baixo nível de umidade do ar e à ingestão de água reduzida nesses dias. Então, é de extrema importância ajudar o nosso corpo a se manter hidratado com cuidados básicos diários para mitigar esses efeitos”, explica.

Uma dica da especialista para manter sempre em dia a hidratação dos pés e mãos, por exemplo, é realizar em casa, uma vez por semana, uma sessão de cuidados de SPA direcionados especificamente para essas partes do corpo. Em relação aos cabelos, ela explica que, no inverno, geralmente, acontece um ressecamento natural da fibra capilar, que acaba sendo potencializado com o uso de equipamentos com fonte de calor, como secadores, chapinhas e escovas rotativas para secar as madeixas, o que exige tratamentos para manter a fibra hidratada (ao final desse texto, a especialista indica alguns passo a passos relacionados a esses cuidados).

Uma ressalva importante feita pela docente refere-se aos longos banhos quentes comuns no inverno. “Apesar do frio, é importante lembrar que água quente causa ressecamento da pele e do cabelo, então é importante tomar banhos mornos. Também não podemos dormir e nem prender os cabelos molhados, já que essas práticas podem favorecer o aparecimento de caspas e dermatite seborreica”.

Atenção também para a alimentação

A especialista alerta ainda para a importância dos cuidados com a alimentação no inverno, uma vez que é comum nesse período aumentarmos o consumo de açúcar e gorduras, como forma de nos sentirmos saciados e aquecidos. Além disso, a ingestão de água tende a diminuir, o que pode ser bastante negativo, já que ela é a principal e mais importante fonte de hidratação do corpo. “É fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada. Tenha em mente que nosso organismo nutre, primeiramente, os nossos órgãos vitais – coração, fígado, rins, etc. – e aquilo que “sobra” é o que vai nutrir a pele, cabelo e unhas. Por isso, a beleza depende também de uma boa alimentação”.

Passo a passo 1 –SPA para mãos e pés

1º passo – Após o banho, aplique esfoliante para promover uma limpeza mais profunda. Esfolie e retire o produto com ajuda de uma toalha úmida. “Nos dias mais frios, umidifique a toalha com água quente”.

2º passo – Aplique hidratante próprio para a região do corpo massageando suavemente, favorecendo a absorção dos princípios ativos, além de alcançar efeito relaxante. “Se não tiver um hidratante específico, pode usar o corporal. Apesar do resultado não ser exatamente o mesmo, o imprescindível é manter a hidratação”.

3º passo – Faça a oclusão do hidratante nos pés envelopando-os com filme PVC, por cerca de 5 minutos. Retire o plástico, aplique pomada à base de bepantenol nas unhas para hidratar e provocar a retração das cutículas e calce meias. Aplique a pomada nas mãos também. Assim que acordar, lave as mãos e os pés para remover o excesso de produto das unhas.

“Também podemos aplicar óleo de coco nas unhas, para hidratar as cutículas e evitar o ressecamento”.

Passo a passo 2 – Cabelos bonitos em três etapas

1º passo – Higienize os cabelos usando shampoo específico para seu tipo de cabelo (normal, oleoso, quimicamente tratado, cacheado, entre outros). “É importante lavar a primeira vez para remover o excesso de sujeira, enxaguar e lavar novamente. Nunca esfregue os fios, o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, massageando-o com as pontas dos dedos”.

2º passo – Retire o excesso de água dos fios com ajuda das mãos e de uma toalha apertando o cabelo, nunca torcendo. Aplique máscara de hidratação nas pontas, desembaraçando os fios e massageando, sem aplicar na raiz. Deixe agir por 5 minutos e enxágue.

3º passo – Aplique creme de pentear apenas no comprimento e pontas para finalizar. “É importante que os produtos ofereçam proteção térmica, caso vá utilizar secador de cabelo depois”, alerta.

“Aqui, novamente, o óleo de coco pode ser mais uma dica, já que possui propriedades umectantes. Então, podemos aplicá-lo uma vez por semana nas pontas dos fios, que geralmente estão mais ressecadas”.

Serviço:

Senac São Bernardo do Campo

Endereço: Avenida Senador Vergueiro, 400 – Centro – São Bernardo do Campo/SP

www.sp.senac.br/sbcampo

Compartilhar:

  • Data: 05/08/2020 10:08
  • Alterado: 05/08/2020 10:08
  • Redação
  • Senac São Bernardo do Campo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados