ABC Turismo

Dia Nacional do Patrimônio Histórico é lembrado em encontro no Consórcio

Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu nesta quinta-feira (18) um encontro para troca de experiências em temas como turismo cultural, disseminação de cultura e educação patrimonial

  • Data: 19/08/2016 09:08
  • Alterado: 16/08/2023 20:08
  • Autor: Rodolfo Albiero
  • Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Dia Nacional do Patrimônio Histórico é lembrado em encontro no Consórcio

Encontro sobre o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Crédito:Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Durante o evento, a entidade regional recebeu a Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH), de Guarulhos (SP), fundada em 2009. “Pensamos o patrimônio cultural nas questões de turismo, educação, história e identidade local, relacionando-as com a população”, afirmou Elmi El Hage Omar, secretário executivo da AAPAH.

O secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, ressaltou a necessidade de ampliar a proteção e preservação dos bens culturais. “Esta é uma agenda muito importante que pode ganhar uma dimensão metropolitana, por meio da articulação dos municípios com a capital. No ABC, estamos trabalhando o Turismo Industrial, que é um patrimônio cultural, simbólico e emblemático da história da região”, disse.

Bresciani lembrou ainda os preparativos para o 14º Congresso de História do Grande ABC, que acontecerá em 2017 em Rio Grande da Serra. O Grupo de Trabalho (GT) História e Memória do Consórcio participa da organização do evento.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado oficialmente em 17 de agosto, em homenagem ao escritor e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (1868-1969), que comandou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por 30 anos.

Compartilhar:

  • Data: 19/08/2016 09:08
  • Alterado: 16/08/2023 08:08
  • Rodolfo Albiero
  • Consórcio Intermunicipal Grande ABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados