Data: 27/10/2021 12:45 / Autor: Redação / Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC

Agência de Desenvolvimento assina convênio para disponibilizar “Portal do Pesquisador"

Ferramenta terá o propósito de promover o desenvolvimento de produtos e serviços por meio da inovação aberta e o aperfeiçoamento da relação entre academia, governo e mercado


Crédito: Divulgação

A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, assinou nesta terça-feira (26/10), contrato de Cessão de Uso de Software celebrado junto da ED6 Consultoria Educacional Ltda, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Denominado “Portal do Pesquisador – PesqEmpreende”, a ferramenta terá o propósito de promover o desenvolvimento de produtos e serviços por meio da inovação aberta e atuará no aperfeiçoamento da relação entre academia, governo e mercado.

O Portal, que deverá entrar em funcionamento nas próximas semanas, ficará hospedado na plataforma UniversitasLab, uma startup com foco na constante aproximação das instituições de ensino e pesquisa junto aos setores público e privado.

A ferramenta será gratuita para os associados e colaboradores da Agência GABC, onde poderão incluir pesquisas, projetos e estudos, além de buscarem parceiros para a solução de eventuais problemas e a concepção de novos produtos.

Para o presidente da Agência GABC, Aroaldo Oliveira da Silva, o portal fará o encontro entre oferta e demanda, maximizando as capacidades das academias e dos setores público e privado.

“Iremos apresentar a plataforma para as universidades e empresas da região, com isso, elas poderão acessar e registrar as necessidades em relação à ciência, tecnologia e inovação, bem como, aquilo que ofertam. A ideia é identificar toda a capacidade da região e colocar à disposição da própria região, criando uma sinergia entre o que já existe e as necessidades de cada projeto, promovendo o encontro da oferta com a demanda para pesquisadores, gestores públicos e empresários”, destacou Aroaldo.

Na visão de Hugo do Nascimento, sócio administrador da ED6, a ferramenta fará com que as ideias das academias cheguem até as empresas, oferecendo maior competitividade e produtividade, gerando mais capital.

A ideia do “Portal do Pesquisador – PesqEmpreende” é ser uma conexão entre as empresas, instituições de ensino, alunos, pesquisadores e professores. É gerar valor a partir das ideias das academias e fazer chegar na prática através das empresas. Dessa forma, conseguimos fazer com que grandes, médias e pequenas empresas, possam desenvolver projetos de inovação, conseguindo maior competitividade e produtividade, consequentemente, gerando mais capital”, explicou Hugo.

Interveniente no contrato, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), autorizou a atualização da ferramenta de forma gratuita pela Agência ABC, contribuindo para o desenvolvimento regional.

“Sem dúvida, é mais um passo importante para o desenvolvimento da nossa região do Grande ABC”, finalizou o professor Dr. Leandro Campi Prearo, reitor da USCS.


Comente aqui