Data: 25/02/2021 18:25 / Autor: Redação / Fonte: Secult PMSCS

Artistas de São Caetano se apresentam em festival 100% digital

São 13 atrações, apresentadas de hora em hora no dia 6 de março


Festival Aldir Blanc tem 100% da programação formada por artistas de São Caetano
Festival Aldir Blanc tem 100% da programação formada por artistas de São Caetano

Crédito: Tati Takiyama

Reinventar-se tem sido a palavra de ordem para os trabalhadores do segmento artístico em tempos de distanciamento social e de restrições ao uso do espaço público. Nesse cenário, políticas de auxílio e de fomento ao setor foram imprescindíveis não só para garantir a renda desses profissionais, como para assegurar a fruição cultural à população de maneira segura.

Abrindo novos caminhos para artistas e técnicos envolvidos com a produção de um projeto cultural, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, apresenta o Festival “Aldir Blanc”.

O evento será no dia 6 de março (sábado), das 9h às 22h, com transmissão online no Youtube da Secult (SECULTSCS): www.youtube.com/secultscs. O projeto é financiado com os recursos provenientes do aporte recebido pelo município por meio da lei de auxílio emergencial ao setor cultural (14.017/2020), instituída por força das medidas sanitárias impostas em todo o país em decorrência da pandemia de Covid-19. A classificação etária é livre.

A programação é formada por 13 atrações, apresentadas de hora em hora. São performances das mais diversas, representando a pluralidade de manifestações artísticas e culturais de São Caetano: de música instrumental a marchinhas de carnaval, passando por tributos e homenagens a grandes nomes da MPB, além de atividades desenvolvidas especialmente para a criançada: leitura, teatro, cantigas. Vale a pena conferir:

9h: Mediação de Leitura Literária - A Pluralidade dos Espaços

10h: Música Instrumental - Jazz Contemporâneo

11h: Bolhaços (Palhaços e suas Bolhas Gigantes)

12h: Um Sonho de Circo

13h: Chora, Flauta!

14h: Show dos Palhaços Batutas, com Flor de Crejoá

15h: Rainhas do Samba

16h: Avoar, espetáculo da Cia Pic Nic de Teatro

17h: Tributo à Bossa Nova/MPB

18h: Brasil Chorinho

19h: Álbum Caboclo, do quarteto de flautas doces Quinta Essentia

20h: Shinkyo Daiko Tambores Japoneses

21h: Expressões Artísticas e Populares (grupos participantes: Congo Gabiroba, Cavalo Marinho Manjarra e Projete Liberdade Capoeira)

Os trabalhos são viabilizados pelo edital de premiação de atividades culturais de São Caetano do Sul (n. 6/2020). As apresentações temáticas relacionadas às festividades do município são parte da Categoria “D” (Programação) do edital, que englobam os festejos de Natal (Cultura Conectada Especial - evento online realizado no dia 20/12/2020), e a Entoada Nordestina “Aldir Blanc”, com exibição no dia 20 de março, a partir das 11h, pelo Youtube da Secult.

Os projetos realizados com financiamento proveniente do aporte recebido pelo município em atendimento à Lei Aldir Blanc estão sendo disponibilizados no Mapa Cultural:

mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3845 e nas redes sociais da Secult: facebook.com/agendaculturalscs e instagram.com/secultscs.

SALÃO DE ARTE FOTOGRÁFICA

Paralelamente às atrações do Festival Aldir Blanc com transmissão online no dia 6 de março, ocorre, no dia 20 do mesmo mês, a abertura do 9º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul, organizado pelo FotoClube ABCClick.

O projeto, que é parte do evento, é também financiado com recursos da Lei Aldir Blanc. As 100 imagens selecionadas para a exposição virtual estarão disponíveis na página www.abcclick.com.br. O Salão Nacional de Arte Fotográfica foi instituído pela Lei 5.539/2017 no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município.


Comente aqui