Data: 30/11/2020 17:56 / Autor: Redação / Fonte: IMT

Formandos da Mauá apresentam robô de telepresença para a área de saúde

Médicos e enfermeiros vão poder interagir com segurança junto aos pacientes que possuem doenças contagiosas; projeto foi apresentado durante a Eureka 2020 da Mauá


Crédito: Divulgação

Com o aumento da pandemia do Covid-19, os formandos Andrei Victor de Araujo e Lucas Aoki Yocida, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), apresentaram um Robô de telepresença aplicado ao sistema de Saúde, durante a Eureka 2020, tradicional evento da Mauá, que neste ano foi on-linede 06 a 08 de novembro (eureka.maua.br).

Segundo os idealizadores, o projeto tem como objetivo apresentar uma alternativa de interação remota com pacientes em isolamento no ambiente hospitalar, isto é, por meio do uso de um robô de telepresença para a comunicação segura com a equipe médica.

“Nosso projeto foi inspirado em alguns robôs de serviço que oferecem atendimento ao público comum (como a Pepper), e em alguns robôs de serviço voltados à área médica (Vici e TUG). Como função secundária, o projeto oferece a possibilidade de se fazer teleconferências entre pacientes e seus familiares”, diz Araujo. 

O projeto alcançou os objetivos esperados durante os testes. Contudo, nota-se potencial de aperfeiçoamento nas partes física e computacional. “Na parte física, há possibilidade de adaptação para melhor locomoção do robô. Além disso, é possível adequar o circuito eletrônico, conforme a situação analisada. Na parte computacional, há potencial para desenvolvimento, tanto do software de reconhecimento de fala quanto do algoritmo para análise do banco de dados”, completa o formando.

Comente aqui