Data: 28/01/2022 17:26 / Autor: Bignardi Junior / Fonte: PMSCS

São Caetano realiza primeira Operação Bairro Seguro de 2022

O principal objetivo é coibir práticas criminosas e aumentar ainda mais a sensação de segurança da população.


Crédito: Ricardo Quiles / GCM / PMSCS

São Caetano do Sul realizou a primeira Operação Bairro Seguro de 2022. As polícias Militar e Civil, além da GCM (Guarda Civil Municipal), intensificaram suas presenças nos bairros Nova Gerty, Mauá, Cerâmica, Jardim São Caetano, Barcelona e Santa Maria, na quarta e na quinta-feira (26 e 27/1). A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) deu apoio à ação. 

A Operação Bairro Seguro foi lançada pelo prefeito José Auricchio Júnior em 2012 e, após um hiato de 4 anos, foi retomada em 2017, em sua terceira gestão à frente da Prefeitura de São Caetano.

“São Caetano tem alcançado bons índices de Segurança, inclusive conquistando o título de cidade mais segura do Brasil, no 7º Connected Smart Cities. Manter essa condição requer muito esforço, investimento nas corporações, inclusive em tecnologia, e inteligência. Mas, fundamentalmente, total integração da GCM com as polícias Militar e Civil. E a Operação Bairro Seguro é uma prova da eficiência deste trabalho conjunto”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior. 

MOBILIZAÇÃO E BLOQUEIO

Durante os dois dias aconteceram quatro pontos de bloqueios policiais, posicionamento de viaturas em locais estratégicos e intensificação das rondas pelos bairros, que resultaram em 86 pessoas abordadas; 1 pessoa detida por tráfico de drogas; 69 veículos vistoriados e cinco apreendidos; sete autos de infração de trânsito (AITS); e três veículos recolhidos ao pátio. 

Pela Polícia Civil foi mobilizada equipe do GOE (Grupo de Operações Especiais), enquanto Força Tática e Rocam foram pela PM. Já a GCM esteve representada pela ROMU (Rondas Municipais), Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) e pelo Canil. Ao todo participaram 121 agentes de segurança, com 45 viaturas. 

“Temos nos reunido periodicamente com os comandos das polícias Militar e Civil para traçar a melhor estratégia de combate à criminalidade em São Caetano, planejando e executando operações como a Bairro Seguro”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

Comente aqui