Data: 27/05/2022 11:15 / Autor: Bignardi Junior / Fonte: PMSCS

São Caetano recebe prêmio pela criação do CGE e a implantação do Wi-Fi 6 na rede municipal

A cidade conquistou troféus no IX Prêmio InovaCidade 2022, do Instituto Smart City Business America


Prêmio InovaCidade 2022
Prêmio InovaCidade 2022

Crédito: Letícia Teixeira

A Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu mais dois prêmios nesta semana, pela criação de iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. A cidade conquistou troféus no IX Prêmio InovaCidade 2022, do Instituto Smart City Business America: pela criação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e pela implantação do Wi-Fi 6 na rede municipal de Educação - este na categoria Destaque.

“Estes prêmios são reconhecimentos ao nosso trabalho, resultados de um grande esforço técnico da nossa equipe de governo. O planejamento executado é para fazer de São Caetano cada vez mais uma cidade para as pessoas. E a tecnologia e a inovação são essenciais neste processo”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

O chefe do Executivo destaca o pioneirismo das duas ações. “O CGE traz um ganho inestimável para a segurança, com o monitoramento de toda a cidade por meio de 352 câmeras.  Assim, atuamos de forma rápida e efetiva no atendimento a ocorrências e na elucidação de crimes, tendo a colaboração direta das polícias Civil e Militar.”

“Já a implantação do Wi-Fi 6 garante maior velocidade e estabilidade de conexão a alunos e professores, contribuindo para a realização de diversas atividades pedagógicas. São 990 pontos de acesso nas escolas e em todos os demais prédios da Secretaria de Educação. Mais uma iniciativa que integra uma série de ações do nosso governo que inserem São Caetano na vanguarda do conceito de cidade inteligente”, conclui Auricchio.

Os troféus foram entregues terça-feira (24/6), durante a abertura do Smart City Business Brazil Congress, na Capital. O prefeito foi representado pelo vice, Carlos Humberto Seraphim, e pelo secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa. O secretário de Governo, por sinal, falou a respeito da expectativa para um futuro próximo da cidade. “Essa conquista foi mais uma etapa no sentido de São Caetano se transformar em Smart City”, resumiu Jefferson.

Foram premiados 24 casos de iniciativas ou projetos que tenham causado impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil. No total, foram 96 trabalhos avaliados pela comissão de especialistas.

CGE

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) é símbolo do investimento da Prefeitura em tecnologia. É vigilância 24h em todas as entradas, saídas, corredores comerciais e outras centenas de lugares.

Com a operação de 352 câmeras, coloca São Caetano como uma das cidades mais monitoradas do Brasil. É uma câmera para cada grupo de 462 moradores. Os 36 monitores projetam imagens em alta definição, mesmo à noite, de diversas câmeras simultaneamente. O CGE conta ainda com um painel frontal, que destaca os principais pontos da cidade.

Além disso, é possível aproximar o foco sem perder a nitidez da imagem, o que permite a identificação de placas de veículos e pessoas. Assim, a cada comportamento suspeito, os operadores acionam as Forças de Segurança, que agem rápido no atendimento às ocorrências e na proteção da população.

Desde a sua inauguração, em agosto de 2020, o CGE contribuiu para elucidar centenas de crimes, inclusive com a prisão de criminosos.

WI-FI 6

Com relação ao Wi-Fi 6, sexta geração de internet sem fio, a implantação em toda a rede municipal de Educação foi iniciada em outubro de 2021. A nova internet contempla escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação, entre outros equipamentos.

São 990 pontos de acesso de rede nas salas de aula e áreas comuns de todas as unidades.O Wi-Fi 6 garante maior velocidade e estabilidade de conexão a alunos, professores e profissionais da Educação da rede municipal.

Contribui com a viabilização de diversos projetos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas. Além do ganho na qualidade no ensino, o Wi-Fi 6 permite maior contribuição com o programa Papel Zero da Prefeitura, que busca sustentabilidade e maior economia de recursos públicos.

Comente aqui