Santo André Cidade

Santo André lança campanha Cada centavo dado no farol financia o trabalho infantil

Iniciativa foi aberta com seminário no Salão Burle Marx, paralelamente à distribuição de folhetos explicativos sobre o tema nos principais pontos da cidade

  • Data: 16/09/2011 12:09
  • Alterado: 16/09/2011 12:09
  • Autor: Ivana Hammerle
  • Fonte: PMSA
Encontro Educativo

Crédito:

A exploração de mão de obra barata de crianças e adolescentes é ainda uma realidade mundial e um desafio para a sociedade. É por esse motivo que a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Inclusão Social, investe sempre em iniciativas para o combate do problema, como a campanha Cada centavo dado no farol financia o trabalho infantil, lançada nesta quinta-feira (15).

O lançamento foi feito durante o seminário Trabalho infantil urbano – desafios para a prevenção e erradicação, no Salão Burle Marx. Com público acima de 200 pessoas, o prefeito Dr. Aidan Ravin abriu o evento e ressaltou a sua importância. “Ocorrem coisas em nossa vida que a gente pensa ser obrigado a fazer. Mas a verdade é que o destino sempre nos leva aos lugares necessários. Por este motivo é que temos de ser multiplicadores desta ação tão importante”, disse.

A iniciativa teve como objetivo envolver e sensibilizar a população, empresariado e representantes de órgãos governamentais sobre a necessidade da mudança de atitudes cotidianas que favorecem a condição do trabalho infantil, como a oferta de dinheiro. “Este foi o pontapé inicial para conscientizar a nossa cidade sobre o problema”, afirmou Antônio Francisco Silva, secretário de Inclusão Social.

A palestrante Isa Maria de Oliveira, coordenadora do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, ministrou o tema Por que as crianças continuam no trabalho infantil? O professor Paulo José de Lara Dante, membro do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, abordou o tema Escola, comunidade e criança não trabalha, seguido pela exposição sobre Prejuízos do trabalho infantil para a saúde, feita por Severino Ferreira Alexandre, médico especialista em Saúde da Família.

Além do seminário, a campanha contará com distribuição de material publicitário aos munícipes e afixação de faixas educativas por várias regiões da cidade. Toda a programação é feita em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCDA), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Saúde. Nesta sexta-feira, dia 16, será feita uma ação na Rua Senador Fláquer com Avenida Santos Dumont, em frente ao Corpo de Bombeiros por uma equipe da Inclusão Social.

Concentração nos semáforos

Em Santo André, o trabalho infantil é agravado pelo fácil acesso à região central por diversos meios de transporte. “Muitas crianças saem de outras cidades e vêm para cá trabalhar. Algumas distribuem materiais publicitários, fazem malabarismos, vendem balas e outras mercadorias. Precisamos mudar essa realidade”, ressaltou o secretário de Inclusão Social. A maior concentração de crianças e adolescentes nesta situação é constatada nos semáforos dos principais pontos da cidade. “É um perigo, pois ficam expostas a riscos e violência”, afirmou Silva.

O acompanhamento psicossocial das famílias é realizado pelo Creas Infância e Adolescência que realiza inserção em programas, serviços e projetos, e as crianças e adolescentes são encaminhadas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do município, com abordagem social e busca ativa realizada pelo Programa Andrezinho Cidadão, porta de entrada do Creas, que monitora e proporciona ações de cunho pedagógico e de sensibilização visando a garantia de seus direitos.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:Maurício Taboni-PSA
1
Crédito:

  • Data: 16/09/2011 12:09
  • Alterado: 16/09/2011 12:09
  • Ivana Hammerle
  • PMSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados