Santo André Cidade

Santo André comemora dia do profissional nutricionista com o I Seminário de Alimentação e Nutrição

Evento, realizado no Salão Burle Marx, debateu principalmente ações e trajetórias dos profissionais do município

  • Data: 31/08/2011 18:08
  • Alterado: 31/08/2011 18:08
  • Autor: Daniel Betega
  • Fonte: PMSA

Líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE)

Crédito:

Em comemoração ao dia do profissional nutricionista, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta quarta-feira, o I Seminário de Alimentação e Nutrição, no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo. O tema abordado foi Obesidade: A Epidemia Global do Século XIX, e reuniu dezenas de profissionais da área de alimentação e nutrição para avaliar as ações e trajetórias dos profissionais da cidade.

O prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, que compôs a mesa para o evento, ressaltou a importância e a relação direta da profissão com a saúde pública para mais de duzentos profissionais presentes. “Promover a integração de nutricionistas converge diretamente em ações e projetos da própria Secretaria da Saúde e, consequentemente, para a população. Uma dieta equilibrada diminui riscos e danos a saúde e reverte de forma positiva na diminuição de doenças”, frisou.

A proposta de desenvolvimento de apoio multidisciplinar na área da nutrição e nos cuidados de saúde primários tiveram abordagem abrangente no seminário. A utilização dos serviços existentes e a criação de novos para a democratização do atendimento nutricional à população foram enfoques do debate. Profissionais debateram em palestras com temas como A Obesidade infantil e a Prevenção de Doenças Crônicas no Adulto; Obesidade: uma doença carencial, e Atuação do Nutricionista na Atenção Primária da Saúde, entre outros.

Estrutura de ponta

Na estrutura da atual administração, há profissionais de nutrição em várias secretarias, equipamentos e serviços, como o Programa de Internação Domiciliar (PID), cuja equipe de quatro nutricionistas atende em média 480 pacientes por mês. As profissionais realizam o diagnóstico e acompanhamento nutricional de cada paciente, prescrevendo dietas e suplementos nutricionais, acompanhando os pacientes em risco nutricional, elaborando cardápios e fornecendo orientações adequadas às patologias e necessidades de cada paciente, de acordo com as condições socioeconômicas da família.

A Estratégia de Saúde da Família é outro setor que conta com o serviço de nutricionistas. Os profissionais buscam estabelecer vínculos de confiança e respeito com a população. Palestras nas Unidades Básicas de Saúde também são realizadas.

A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) possui 19 nutricionistas, das quais, oito atuam em serviços do fornecimento da merenda escolar, oito na produção das refeições para funcionários públicos, e três no Banco Municipal de Alimentos. Na área de refeições, são produzidas por mês 8.600 dietas, 2.700 refeições para acompanhantes e voluntários e 10.300 refeições para servidores. Na rede da saúde, os números atingem 8.400 desjejuns, 14.100 refeições e 5.200 ceias. A Craisa também é responsável pela alimentação escolar e abastece 181 espaços educacionais. Nutricionistas da autarquia atuam ainda no Banco Municipal de Alimentos, com a função de captar, triar e distribuir gêneros alimentícios para 112 instituições cadastradas, ajudando mais de 32 mil pessoas carentes da cidade.

O Programa de Saúde da Criança e do Adolescente conta com uma profissional que desenvolve atividades voltadas à alimentação saudável e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. O Ambulatório de Distúrbios Nutricionais atende por volta de 300 crianças e adolescentes por mês. Neste ambulatório também são fornecidas fórmula infantil, dieta enteral e suplemento alimentar para pacientes de alto risco definidos por critério clínico.

No Centro Hospitalar Municipal, a Unidade de Alimentação e Nutrição garante a assistência nutricional direcionada às necessidades do paciente, visando a qualidade e o atendimento personalizado. A alimentação balanceada é fornecida aos pacientes internados no Centro Hospitalar, nos prontos atendimentos (Vila Luzita, Bangu e Central), nos Núcleos de Atenção Psicossociais (Naps I, II, AD e Caps infantil), residências terapêuticas (mista I mista II e masculina), acompanhantes e também servidores da unidade hospitalar. Seis refeições são servidas diariamente para os pacientes dessas unidades – café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Além disso, o serviço possui lactário composto por 14 profissionais responsáveis pela produção média de 250 mamadeiras e fórmulas infantis por dia para as crianças internadas no Centro Hospitalar e nos prontos atendimentos.

Compartilhar:
1
Crédito:Guilherme Lazzarini/ PMSA
1
Crédito:

  • Data: 31/08/2011 06:08
  • Alterado: 31/08/2011 06:08
  • Daniel Betega
  • PMSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados