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Danone tira sarro do São Paulo e se queima na internet:

Gabriel Rossi, estrategista em marketing garante: “tem tudo para afastar clientes”; "Poderia ser Danette, mas foi um chocolate no seu time do coração", disse a empresa no Facebook

  • Data: 10/05/2013 15:05
  • Alterado: 10/05/2013 15:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Atelier
Danone tira sarro do São Paulo e se queima na internet:

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Uma das maiores empresas do mundo na área de alimentação acaba de demonstrar como a internet pode ser perigosa se utilizada de maneira equivocada. A Danone utilizou as redes sociais para uma ação de aproximação com consumidores. Após a eliminação do São Paulo Futebol Clube na Taça Libertadores, a fanpage no Facebook do Danette, produto da Danone Brasil, tirou sarro do time: postou uma imagem com a seguinte frase: "Poderia ser Danette, mas foi um chocolate no seu time do coração". Chocolate, na gíria futebolística, significa uma derrota com placar elástico, como o 4 a 1 frente ao Atlético Mineiro. “Errou feio. Virou uma tiração de sarro contra 18 milhões de pessoas, a terceira maior torcida do país. Tem tudo para afastar clientes”, garante o estrategista em marketing digital Gabriel Rossi.

O post do Danette foi publicado acompanhado de um texto que dizia o seguinte: "Tudo bem, né, gente? Ano que vem tem mais". De imediato, os fãs da marca no Facebook criticaram a ação. Antes de ser excluída, a postagem tinha cerca de 500 comentários, a maioria com críticas. A Danone tentou se redimir com outro post na própria fanpage, ainda no ar. “Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos com um post equivocado publicado hoje aqui na página da marca”, relata a marca, que completou afirmando que respeita as reações e reforça “que o conteúdo não reflete nossos valores e atitudes”.

“A primeira ação de uma empresa diante da crise deve ser uma resposta rápida. E isso a Danone fez. Mas é preciso avançar. Recentemente tivemos o caso do suco Ades, mais grave, que vendeu unidades com produto de limpeza. Vai ser difícil apagar da memória das pessoas. Por isso, é importante entregar ao consumidor mais do que ele espera, surpreendê-lo positivamente”, comenta Rossi.

“O que acontece na maioria das vezes é que a empresa emite comunicados frios e se fecha até a poeira baixar. Hoje o cliente precisa ser tratado com total dedicação. E uma falha como essa do Danette se espalha facilmente. A Danone mexeu em um vespeiro, o futebol, tema tratado com paixão pelos brasileiros. Cutucou 18 milhões de torcedores decepcionados. E isso, claro, não é bom, mesmo que seja algo favorável a outro grupo d torcedores, os do Atlético”, finaliza o especialista.

A conta do Danette no Facebook é atendida pela Espalhe, agência que destaca em seu portfólio o chamado marketing de guerrilha, que utiliza meios e ações inusitados a fim de alcançar o resultado almejado, geralmente contra a concorrência. A empresa já protagonizou outro entrevero com os são-paulinos. Numa ação que utilizou o Formspring, site de perguntas, para lançar o novo Fiat Uno, a empresa respondeu um post sobre as opções de cores do veículo dizendo que rosa era cor de são paulino. À época, o post também foi removido.

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  • Data: 10/05/2013 03:05
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