São Caetano Oficina

Casa do Artesão oferece cursos rápidos no mês de outubro

Nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Departamento de Cultura, e a Casa do Artesão vão oferecer mais cursos rápidos para os interessados em aprender artesanato. O primeiro deles será realizado no dia 10/10, das 14h às 16h, e vai […]

  • Data: 02/10/2012 22:10
  • Alterado: 02/10/2012 22:10
  • Autor: Paula Caetano
  • Fonte: PMSCS

Lucas Dantas do Nascimento

Crédito:

Nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Departamento de Cultura, e a Casa do Artesão vão oferecer mais cursos rápidos para os interessados em aprender artesanato. O primeiro deles será realizado no dia 10/10, das 14h às 16h, e vai ensinar a fazer guirlanda de natal, com a professora Simone.

Na semana seguinte, no dia 17/10, o curso vai explicar como fazer porta panetone de madeira com tecido, com a professora Cris Ramos. No dia 24, a professora Neusa ensina a fazer um papai Noel decorativo. Na última aula de outubro, no dia 31/10, é a vez da professora Regina ensinar os participantes a fazerem pinha de natal decorada com tecido.

Os cursos têm vagas limitadas e os interessados precisam se inscrever com antecedência pelo telefone 4229-9988 e pagar taxa no valor de R$5. Todos os participantes levam a peça pronta para casa.

A Casa – A Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes abriu as portas em agosto de 2001. Surgiu como uma forma de auxiliar a enorme demanda de artesãos na cidade, que buscavam um espaço organizado para vender as peças que produziam. Hoje, com proporção bem maior e realizando uma atividade ininterrupta, já virou modelo para outras cidades, que costumam visitar o espaço para conhecer a dinâmica de funcionamento.

No início com pequena produção, atualmente a Casa tem 150 artesãos fixos, todos de São Caetano do Sul, que atuam nas mais variadas vertentes do artesanato e tem mais de 5000 peças expostas no local. Os participantes buscam atualização constante, o que faz com que o espaço receba novidades periodicamente.

A Casa do Artesão visa estimular a produção artesanal e ser um mecanismo de desenvolvimento econômico e de inclusão social, na medida em que gera emprego e renda. Com a expansão das ações, a Casa passou a oferecer cursos rápidos, dos quais não é preciso ter qualquer noção de artesanato para participar. Cerca de 60 pessoas fazem estes cursos todos os meses e, em duas horas, saem com a sua peça finalizada.

A Casa fica na Rua Pará, 88 – Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4229-9988.

Compartilhar:

  • Data: 02/10/2012 10:10
  • Alterado: 02/10/2012 10:10
  • Paula Caetano
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados