Santo André Sociedade

Participantes do Projeto Ser Criança visitam Prefeitura de Santo André

Música, pintura, lanche e bate-papo fizeram parte da programação

  • Data: 18/04/2012 16:04
  • Alterado: 18/04/2012 16:04
  • Autor: Ivana Hammerle
  • Fonte: SECOM PSA

Crédito:

Crianças dos bairros Parque Miami, Jardim Santo André, Vila Guaraciaba, Jardim Cipreste e Alzira Franco vivenciaram uma experiência diferente nesta semana, a visita à Prefeitura de Santo André. Os 80 participantes do Projeto Ser Criança, acompanhados por educadores sociais, foram recebidos no gabinete do Executivo pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Ravin.

Nos encontros realizados nesta terça (17) e quarta (18), a garotada teve a oportunidade de conversar com a primeira-dama sobre diversos assuntos, entre eles a importância do estudo. Ao som de um violão, cantaram músicas que marcaram a infância. O divertimento ficou por conta do ratinho Tunico – marionete que fez brincadeiras com os convidados.

“É uma satisfação proporcionarmos momentos como estes a estas crianças, que são curiosas e gostam de novidades. O conhecimento e lazer nem sempre fazem parte da realidade delas”, enfatizou Denise Ravin.

A euforia tomou conta das crianças quando foram apresentadas ao prefeito, Dr. Aidan Ravin, que, descontraído, sentou-se à mesa para acompanhá-las na hora do lanche e contou histórias curiosas e engraçadas. Por último, os pequenos receberam um desenho para colorir.

Na semana passada ocorreram dois encontros. O encerramento das visitas acontece na próxima semana.

Projeto Ser Criança

Trata-se de um projeto alternativo de educação. Tem como objetivo combater a ociosidade e reduzir o risco social em regiões carentes. Por meio da iniciativa, crianças de 6 a 12 anos participam, duas vezes por semana, de aulas de música, brincadeiras e jogos em horários inversos ao da escola formal. Também aprendem a contar histórias e assistem a peças teatrais, que transmitem valores como amor, respeito, solidariedade e coragem.

“As dificuldades escolares são transformadas em jogos educativos. É importante envolver pais e educadores nas discussões dos problemas cotidianos para criarmos propostas de ações transformadoras”, destacou a coordenadora do projeto, Mara Inês Furato.

O projeto é realizado no Parque Miami, Jardim Ciprestes, Jardim Santo André, Valparaíso, Alzira Franco, Sítio dos Vianas e Parque Andreense. As professoras participam de formação pedagógica todas as segundas-feiras, com aulas de violão, teatro, artesanato e reflexão filosófica.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:Caio Arruda/PSA
1
Crédito:Caio Arruda/PSA

  • Data: 18/04/2012 04:04
  • Alterado: 18/04/2012 04:04
  • Ivana Hammerle
  • SECOM PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados