Santo André Saúde

Departamento de Vigilância à Saúde reforça a prevenção ao mosquito da dengue nos dias de carnaval

Quatro dias de folia podem ser suficientes para o surgimento de focos do mosquito

  • Data: 15/02/2012 21:02
  • Alterado: 15/02/2012 21:02
  • Autor: Daniel Betega
  • Fonte: SECOM PSA
Departamento de Vigilância à Saúde reforça a prevenção ao mosquito da dengue nos dias de carnaval

Crédito:

Dias de folia e muitas pessoas viajando; esta é a época mais favorável ao surgimento do mosquito Aedes aegypti. No verão temos tempo quente e vários períodos de chuva. Nos quatro dias de folia do carnaval, os criadouros podem aparecer e facilitar o desenvolvimento do mosquito da dengue. E é por esse motivo que o Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), por meio da equipe de Educação em Saúde da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), alerta a população sobre a prevenção.

Para quem vai viajar no carnaval a atenção deve ser redobrada. É preciso cuidados para que objetos não fiquem expostos ou que possam acumular água. Estimativas mostram que 90% dos focos de dengue estão em residências. As recomendações às pessoas são as seguintes: antes de viajar, verifique pratos de plantas, garrafas, pneus, baldes, tonéis, ou qualquer objeto que possa acumular água. Caixas d’água e piscinas devem estar cobertas. Ralos e vasos sanitários devem ser vedados ou receber solução de cloro.

Casos despencam

O DVS realiza trabalho casa a casa em dez áreas urbanas e uma considerada rural, promove pesquisa de pontos estratégicos, fiscaliza os eco pontos, realiza um trabalho de Informação, educação e comunicação, elabora e dá continuidade aos planos de contingência assistencial, ambiental e de educação sob a orientação do Comitê Executivo da Dengue no âmbito municipal, faz bloqueios de criadouros, nebulização, vistorias de vetor da dengue, arrastão em área programada, vistoria a imóveis especiais, controle de criadouros específicos (bromélias) e distribuição de telas de caixa d’água e análise de densidade larvária. Santo André não interrompe o plano de ação de combate à dengue em nenhum momento do ano e para 2012 todas as ações já são realizadas sem parada.

Doença

Quaisquer sintomas como febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, dores atrás dos olhos, dor de cabeça, corpo ou juntas podem ser sinal da doença. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa caso perceba quaisquer alterações. Vale ressaltar que o corpo precisa se manter sempre hidratado e nunca se deve tomar medicamento sem orientação medica

O Departamento de Vigilância à Saúde, por meio da equipe de Educação em Saúde da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ).

Compartilhar:
1
Crédito:Norberto da Silva/PSA
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 15/02/2012 09:02
  • Alterado: 15/02/2012 09:02
  • Daniel Betega
  • SECOM PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados