Santo André Acontece

Hospital da Mulher capacita funcionários de toda a rede pública andreense

Iniciativa é a última etapa para entidade conquistar certificado IHAC, da Organização Mundial da Saúde

  • Data: 28/05/2010 20:05
  • Alterado: 28/05/2010 20:05
  • Autor: Redação

Crédito:

O Hospital da Mulher está próximo de alcançar mais uma conquista em sua trajetória. Desde abril, a entidade participa da quinta e última fase dos treinamentos para obter o certificado Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Depois da intensa capacitação dos colaboradores, chegou o momento de treinar os funcionários das unidades de saúde de Santo André.

Em meados de 2009, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, da Prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC, iniciou a capacitação de seus colaboradores, visando atender às normas da Organização Mundial da Saúde (OMC) e do Ministério da Saúde, a fim de receber essa certificação, criada para contribuir com a redução dos altos índices de mortalidade infantil e o desmame precoce nas diversas regiões do país. O certificado IHAC é dado aos hospitais que incentivam o aleitamento materno.

Para ajudar nos treinamentos, a nutricionista Shirlei Tessarini, coordenadora do projeto, o dividiu em cinco fases. Na primeira foram criadas as normas escritas e a capacitação inicial com 90% dos colaboradores. Na segunda foram treinados os novos colaboradores, implantadas as normas do aleitamento e os médicos também foram treinados. Na etapa seguinte, a terceira, o hospital foi aprovado pela pré-auditoria sobre os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno dos avaliadores do Ministério da Saúde.

Os avaliadores também realizaram entrevistas com as mães internadas, com colaboradores e médicos, além da análise de documentos, normas e rotinas do Hospital. Na quarta fase foram feitas as adequações para o cumprimento de necessidades como a colocação de quadros e cartazes, inclusive campanhas nacionais, alertando sobre os benefícios do aleitamento materno.

Essa última fase dos treinamentos engloba a rede pública de saúde do município. A capacitação dos funcionários de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) começou na terceira semana de abril com a presença de 40 pessoas. Nessa última semana, 56 pessoas compareceram ao Anfiteatro do Hospital da Mulher. “Como forma de garantir a multiplicação das informações, pedimos a participação de três funcionários por Unidade de Saúde, para que esses capacitem os demais agentes de seu local de trabalho”, afirmou Shirlei.

Para ajudar na capacitação de todos os profissionais de saúde, o Hospital da Mulher está disponibilizando materiais de apoio, como o vídeo de aleitamento materno do Ministério da Saúde, um CD contendo as aulas de ‘Manejo clínico em aleitamento materno’ (curso de 20 horas), outro CD com o álbum seriado proposto pelo Ministério da Saúde, e folder do Banco de Leite Humano do Hospital.

“Todo esse empenho para garantir a capacitação de todos os funcionários da área de saúde das UBSs tem por objetivo tornar a rede de saúde do município referência em aleitamento materno’”, completou a coordenadora.

A capacitação intensiva acontecerá até o início de junho. A partir daí, uma equipe de profissionais do Hospital da Mulher e da rede básica de saúde realizarão auditoria nas Unidades com o objetivo de avaliar se o treinamento teórico está sendo seguido na prática. Os treinamentos não terão fim, já que o projeto engloba um programa de treinamento contínuo com os colaboradores do Hospital da Mulher e da rede básica de saúde do município. “A visita global dos avaliadores do Ministério da Saúde acontecerá em julho e, se aprovados, seremos certificados, o que beneficiará mães e bebês, além de contribuir com a melhor saúde do binômio. A cidade de Santo André e o Hospital da Mulher terão mais prestigio uma vez que o certificado IHAC tem reconhecimento internacional”, concluiu Shirlei.

BLH aprovado

Recentemente, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher passou pela análise anual da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e foi aprovado em todos os quesitos mencionados: produção de leite, funcionárias, equipamentos e condições ambientais. A Rede parabenizou o Hospital da Mulher pelos serviços prestados pelo BLH, pois a precisão das informações vai permitir a visualização e a valorização dos trabalhos dos bancos de leite no âmbito nacional e mundial.

Compartilhar:

  • Data: 28/05/2010 08:05
  • Alterado: 28/05/2010 08:05
  • Redação









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados