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Chevrolet Malibu chega ao mercado

Modelo se sucesso nos Estados Unidos oferece tecnologia e itens exclusivos para manter a tradição da marca no segmento dos sedãs Novidade estará disponível na segunda quinzena de junho nos quase 600 pontos de vendas Chevrolet espalhados pelo Brasil São Caetano do Sul (SP) – Um ícone. Assim pode ser definido o sedã da Chevrolet […]

  • Data: 27/05/2010 18:05
  • Alterado: 27/05/2010 18:05
  • Autor: Redação

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  • Modelo se sucesso nos Estados Unidos oferece tecnologia e itens exclusivos para manter a tradição da marca no segmento dos sedãs
  • Novidade estará disponível na segunda quinzena de junho nos quase 600 pontos de vendas Chevrolet espalhados pelo Brasil

São Caetano do Sul (SP) – Um ícone. Assim pode ser definido o sedã da Chevrolet que leva o nome de um famoso balneário no estado da Califórnia (EUA). O Malibu nasceu em 1964 nos Estados Unidos da América, como uma versão topo de linha do Chevrolet Chevelle que trazia, entre outras coisas, um interior mais generoso, refinado e luxuoso.

Quarenta e seis anos e sete gerações depois, ele chega ao Brasil – estará disponível para venda nos quase 600 pontos de vendas da marca Chevrolet a partir da segunda quinzena do próximo mês de junho de 2010 -, trazendo na bagagem os mesmos valores que fizeram dele um sucesso de vendas no mercado norte-americano: design atraente, excelente espaço interno, equipamentos exclusivos para o segmento – como um câmbio de seis marchas com comandos no volante – e muita tecnologia.

“A proposta da General Motors para o consumidor brasileiro é oferecer a linha mais completa do mercado. Identificamos que no portifólio da Chevrolet, hoje, há espaço entre o Vectra sedã e o Omega. O Chevrolet Malibu chega para ocupar este nicho”, ressalta Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e do Mercosul.

“O Malibu reforçará a tradição que a Chevrolet tem no segmento dos sedãs. História de sucesso que começou com a linha Opala, em 1968, passando pelo consagrado Monza e chegando aos atuais Vectra Sedã e Omega”, afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

No mercado brasileiro, o Malibu será comercializado em versão única, a LTZ – topo de linha –, ao preço de R$ 89.900,00. Pelas suas características de tamanho e equipamentos, terá como principais concorrentes o Honda Accord e o Toyota Camry.

“Nossa expectativa de vendas é comercializar cerca de 200 carros por mês. O Malibu é um modelo que além de todas as suas qualidades em termos de espaço, itens de série e tecnologia, tem a exclusividade como outro ponto forte”, ressalta Marcos Munhoz, diretor geral de Vendas e Marketing da GM do Brasil.

DNA Chevrolet: uma marca do Malibu

O Malibu foi quem inaugurou a atual identidade dos veículos Chevrolet, ou seja, a grade do radiador como um elemento trapezoidal secionada por uma barra horizontal onde é aplicada a gravata dourada, símbolo da marca. A frente robusta e elegante do novo Chevrolet está perfeitamente integrada à lateral do carro através dos seus faróis esculturais.

Nas laterais, o toque de elegância é dado pelos detalhes cromados, como maçanetas, pelas molduras dos vidros e pelo friso que acompanha a soleira das portas. Chamam atenção também as linhas fluidas que dão harmonia ao visual do sedã. Completam o visual da lateral as belas rodas de alumínio aro 18, com pneus 225/50 R18, que proporcionam maior estabilidade e um rodar mais firme.

“O Malibu tem linhas atraentes, daquelas que não envelhecem com o tempo e que aumentam a percepção de valor por parte do consumidor. Seu desenho é clean. Clássico, bonito e sofisticado”, define Carlos Barba, diretor geral de design da GM do Brasil e da América do Sul.

Mas o design do Chevrolet Malibu recebeu inspiração de outro ícone da Chevrolet. O Corvette. Na traseira, os dois círculos que compõem as lanternas – a posição e o espaçamento – seguiram a mesma linha aplicada na quinta e na sexta gerações do esportivo, assim como o delineamento vertical da tampa, que leva a gravata dourada e tem abertura remota.

Motor, um “novo” conhecido

O Chevrolet Malibu será comercializado na versão LTZ, equipada com o consagrado motor 2.4 litros da família Ecotec, um dos mais eficientes produzidos pela engenharia da General Motors em todo o mundo e que trabalha em conjunto com o câmbio automático/sequencial de seis marchas, com comandos no volante, que permite trocas de marchas sem tirar as mãos da direção. Vale ressaltar que esta é uma combinação inédita e exclusiva no segmento.

O Ecotec 2.4 litros é um motor de quatro cilindros, que tem bloco e cabeçote construídos em alumínio, com duplo comando de válvulas, que é variável, aperfeiçoando a entrada de ar/combustível no motor e, consequentemente, o regime de rotação e funcionamento. Assim como no Chevrolet Captiva, o Ecotec desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm e a oferece torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm, sempre abastecido com gasolina.

Outro atributo deste motor é a sua durabilidade.

Ele foi submetido aos mais duros e abrangentes processos de validação da General Motors. O motor Ecotec é global, foi desenvolvido para atender requisitos e condições dos mais variados mercados, possui componentes globais que protegem o mesmo das diversas condições ambientais e de combustíveis como, por exemplo, injetores em aço inox, vedadores, mangueiras, válvulas e assentos de válvulas em materiais especiais, velas com durabilidade de 80.000 km.

Economia e desempenho em um mesmo sedã

O Chevrolet Malibu LTZ virá equipado com a exclusivo câmbio automático de seis marchas, com opção Active Select (sequencial). Sua calibração permite que ele se adapte a uma grande variedade de tipos de condução, ou seja, o câmbio se ajusta facilmente à necessidade do motorista.

Conforme a opção do motorista, o sistema pode funcionar como um câmbio automático normal, com as posições “P” (Parking/estacionar), “R” (Reverse/marcha à ré), “N” (Neutral/neutro) e “D” (Drive/dirigir), ou no modo “M” (manual). Nesta situação, o motorista, por meio de comandos localizados no volante ou através de uma botão alocado na manopla do câmbio, aumenta as marchas para frente (+) e as reduz dando toques para trás (-), de modo sequencial.

Além de exclusivo, o câmbio de seis marchas garante um bom desempenho tanto em aceleração – o Malibu vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e chega a 194 km/h de velocidade máxima –, quanto nas retomadas, por ter melhor escalonamento das marchas. A isso, soma-se a sexta marcha alongada, que permite bons números de consumo, principalmente na estrada, onde o Malibu percorre 14,5 km/l. No ciclo urbano, o sedã consegue a boa média de 9,4 km/l, abastecido com gasolina.

Conforto e espaço interno: um dos pontos altos do Chevrolet Malibu

O interior do Chevrolet Malibu é outro destaque do sedã. Ele possui um design ergonômico e utiliza materiais Premium que transmitem qualidade e requinte. Motorista e passageiros desfrutam do conceito Dual Cockpit (dupla cabine, em português), também inspirado no Corvette – o C1, de 1953 para ser mais específico. Este conceito é baseado no formato do painel, integrado com o console central que cria ambientes “independentes” para motorista e passageiro.

É como se fossem dois ambientes num mesmo interior: o lado do motorista, mais técnico, focado na visibilidade e com os instrumentos à mão, incluindo os comandos do rádio e do piloto automático no volante; e o lado do passageiro, onde se destaca o conforto, com amplo espaço para as pernas, e com os porta-objetos e recursos de entretenimento mais próximos. Além das belas linhas, o interior do Chevrolet Malibu conta com acabamento em madeira, revestimento dos bancos em couro – que possuem regulagens elétricas e aquecimento –, regulagem de altura a profundidade do volante e iluminação em Ice Blue, a mesma encontrada em modelos como o Chevrolet Camaro.

O bom espaço interno sempre foi uma característica marcante dos sedãs da Chevrolet. Com o Malibu, não poderia ser diferente. O modelo, que atualmente está em sua sétima geração nos Estados Unidos, oferece o maior entre eixos da categoria, com 2,85 metros, privilegiando tanto quem anda na frente quanto os passageiros do banco de trás.

Para completar, o Chevrolet Malibu agrada pelo rodar silencioso, fruto de um forte trabalho da engenharia. O material de isolamento acústico também recebeu atenção especial, assim como as caixas de rodas, fabricadas com um composto mais denso, para diminuir o barulho proveniente dos pneus em contato com o solo. O pára-brisa é duplo, reduzindo substancialmente os níveis de ruídos nas estradas,

Completo em todos os aspectos

Comercializado em versão única, o Malibu já vem completo de fábrica. Dentre os itens de série, o sedã oferece ar-condicionado digital, computador de bordo, que traz dados como o monitoramento individual da pressão dos pneus, direção com assistência elétrica, bancos dianteiros com regulagens elétricas (8 para o motorista e 6 para o passageiro) e aquecimento, sensor crepuscular, espelhos retrovisores eletrocrômicos ( interno e do motorista, que escurecem com a incidência da luz), chave com remote start (sistema idêntico ao do Captiva Sport, que possibilita ao motorista ligar o carro a distância, permitindo que o sistema de climatização torne o ambiente mais agradável), sistema de som premium com rádio MP3, CD Player, entrada USB e oito alto-falantes da marca Bose, fabricante mundialmente reconhecido pela excelência em equipamentos de som automotivo.

A segurança também foi outra prioridade no desenvolvimento do Chevrolet Malibu. Além de conseguir notas máximas em seu segmento nos crash-tests realizados pelos mais rigorosos institutos nos Estados Unidos, como o NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) e o IIHS (Insurance Institute of Highway Safety), o sedã oferece de série uma completa gama de equipamentos neste aspecto: ABS, EDB (Electronic Brake Distribuiction), Panic Assist (assistência de frenagem de emergência), controles de estabilidade e de tração, além de seis airbags – dois dianteiros, dois laterais e dois de cortinas, que protegem a cabeça tanto dos ocupantes que vão no banco da frente quanto dos passageiros do banco de trás.

Fairfax, uma breve história da fábrica do Chevrolet Malibu

As operações da General Motors na fábrica de Fairfax – onde hoje é produzido o Chevrolet Malibu – começaram em 1945. Na época, a companhia alugou parte da fábrica do governo norte-americano para produzir automóveis – até então só saiam aviões de lá. Ela foi a primeira fábrica no mundo a produzir automóveis e jatos de aviação. Quinze anos mais tarde, a GM compraria a fábrica por US$ 4 milhões.

Em 1985, a General Motors iniciou a construção de uma segunda linha em Fairfax, para produzir, entre outros modelos o Pontiac Grand Prix. No início dos anos 2000, a fábrica recebeu um investimento superior a US$ 720 milhões, visando sua reformulação para a produção no Malibu.

Em agosto de 2005, a fábrica (unidades 1 e 2) comemorou a produção de 10 milhões de veículos e, mais tarde, ainda receberia o investimento de mais US$ 208 milhões para a adequação e para o lançamento do novíssimo Chevrolet Malibu, que chega na segunda quinzena de junho ao mercado brasileiro.

O sucesso do Malibu é tamanho nos Estados Unidos – onde sua participação de mercado no segmento cresceu de 2% para 13% nos últimos dois anos – que a GM já está ampliando a sua produção. Além de Fairfax, a partir de 2011, o Malibu também será produzido na fábrica de Detroit-Hamtramck, a mesma que irá montar o novo Chevrolet Volt.

A General Motors, um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, tem origem em 1908. Com sede global em Detroit, a GM emprega 217.000 pessoas nas principais regiões do mundo e tem operações em 140 países. A GM, com seus parceiros estratégicos, produz veículos em 34 países, vendendo e proporcionando serviços para estes veículos através das seguintes marcas: Buick, Cadillac, Chevrolet, FAW, GMC, GM Daewoo, Holden, Opel, Vauxhall e Wuling. O maior mercado da GM é o dos Estados Unidos, seguido de China, Brasil, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Itália.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 85 anos. Em 2009 a Chevrolet registrou recorde histórico de vendas no país com o volume de 595.536 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul, São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Distribuidor de Peças) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Mais informações podem ser encontradas nos sites media.gm.com e gmnoticias.com.br

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  • Data: 27/05/2010 06:05
  • Alterado: 27/05/2010 06:05
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