São Paulo Mobilidade

SPMAR inicia campanha contra o assédio

Ação visa diminuir atitudes violentas, por parte dos motoristas, nas praças de pedágio e ouvidoria

  • Data: 19/04/2024 15:04
  • Alterado: 19/04/2024 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPMAR
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Crédito:Divulgação

Em celebração ao Dia Nacional da Paz no Trânsito, a Concessionária SPMAR, responsável pelos trechos Sul e Leste do Rodoanel, adere à campanha “Assédio, pare – Trafegue pela via do respeito!” iniciativa que visa coibir o assedio moral, injúria e agressão contra colaboradores, principalmente nas praças de pedágio.

Os casos de assédio ocorrem diariamente e são vivenciados, especialmente, por colaboradores que atuam na operação, tanto nas praças, quanto também na ouvidoria da concessionária, canal onde existe um contato ainda maior com o público.

O intuito da campanha é justamente frear esse tipo de atitude violenta que, na maioria dos casos fica impune, muitas vezes pelo medo da própria vítima que no fundo se culpa por ser agredida, como explica Paula Pureza, coordenadora de compliance da Concessionária SPMAR: “A maior dificuldade de se pegar um assediador é que a pessoa assediada sempre acaba subjugando seu trabalho, sua qualidade profissional e fica com a impressão que aquele ato foi um reflexo de algo que ela deixou de fazer corretamente”.

Paula ainda acredita que há uma série de medos que fortalecem a cultura da agressão no país e que precisam ser desmitificados: “Culturalmente, temos o legado de que o cliente tem sempre razão. Isso leva a um entendimento de que se eu estou reclamando da reação do cliente, significa que eu não estou sabendo lidar com a situação ou eu não estou preparada para estar dentro da empresa, naquele cargo”.

E justamente a ideia da campanha é chamar a atenção do motorista para que ele não cometa esse crime em nenhuma hipótese, e fortalecer a conscientização dos colaboradores de que eles têm o direito de denunciar, inclusive com boletim de ocorrência, como explica Paula, “por estar dentro do ambiente de trabalho, às vezes elas (as vítimas) entendem que externalizar isso, formalizar no canal de denúncia, vai trazer problema para empresa, além do receio do colaborador de reclamar e ser taxado. A maior dificuldade é empoderar as pessoas para que elas entendam que isso não é normal. E que o fato da pessoa ser um cliente, não pode ser utilizado como escudo para normalizar o assédio.”

Para mudar essa situação, a Concessionária tem realizado campanhas internas, incluindo a direção da empresa, para que os colaboradores entendam que têm o apoio e podem usar os canais oficiais para denunciar quaisquer tipos de assédio. A empresa ainda conta com filmagem de todas as áreas de atendimento ao público e tem uma parceria com a Polícia Militar Rodoviária, além de um agente atuando dentro do Centro de Controle Operacional da Concessionária e que pode ser acionado nesse tipo de ocorrência.

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  • Data: 19/04/2024 03:04
  • Alterado: 19/04/2024 03:04
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