Santo André Saúde

Com participação de mais de 400 pessoas, VII Conferência Municipal de Assistência Social de Santo André é considerada sucesso

Evento, realizado nesta quinta-feira (4), no Teatro Municipal, teve como tema ‘Consolidar o Suas e valorizar seus trabalhadores’

  • Data: 05/08/2011 13:08
  • Alterado: 05/08/2011 13:08
  • Autor: Ivana Hammerle
  • Fonte: PMSA

Crédito:

A VII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta quarta-feira (4) no Teatro Municipal, foi um sucesso. Mais de 400 pessoas, entre representantes do poder público, sociedade civil (usuários, trabalhadores e representantes de organizações e entidades de assistência social) participaram do evento, cujo tema foi ‘Consolidar o Suas e valorizar seus trabalhadores’.
O prefeito Dr. Aidan Ravin; a vice-prefeita e secretária de Governo, Dinah Zekcer; o secretário de Inclusão Social Antônio Francisco Silva; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Roberto Rodrigues de Andrade Júnior; a diretora do departamento de Assistência Social e presidente da comissão organizadora da conferência, Rejane Alves dos Santos; a representante dos usuários da rede de Assistência Social, Maria José dos Santos Leite; a representante dos trabalhadores da área de Assistência Social, Maria Inês da Costa; e a representante da Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (FEASA), Marines Vilalva, compuseram a mesa.
O objetivo do encontro foi discutir, avaliar e propor diretrizes para a consolidação do Suas (Sistema Único de Assistência Social), e a valorização dos trabalhadores. “A discussão do assunto é de extrema importância, pois estamos tratando de direitos e assistência aos munícipes, que são o nosso foco. Portanto, é preciso a promoção constante de diálogos”, afirmou Dr. Aidan.
O secretário da Inclusão Social Antônio Francisco Silva endossou as palavras do prefeito. “A mobilização foi muito importante, haja vista que estamos tratando de propostas de ações para o aperfeiçoamento da política de assistência social. Se não houver processos participativos, como as conferências, fica difícil o enfrentamento da desigualdade social.”
A presidente da comissão organizadora da conferência, Rejane, ressaltou que nas dez pré-conferências, realizadas no mês passado, foram registradas a participação de mais de 700 pessoas, das quais 300 representando o segmento de usuários. “Foi um excelente resultado. Houve integração para avaliar os serviços e benefícios da assistência social, além de indicação de propostas para a efetivação da participação e controle social”, explicou.
Ao falar sobre a importância do evento, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Roberto Rodrigues de Andrade Júnior, relembrou que, por meio da última conferência, realizada em 2009, houve aprovação de uma diretriz que foi encaminhada para a Conferência Nacional de Assistência Social. “A criação de conselhos gestores nos serviços da rede socio-assistencial foi uma das nossas conquistas.”
O tema do evento foi abordado pela professora Abigail Torres, assistente social, mestre e doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP. “É preciso fortalecer o processo de deliberação e construção da política pública, e a Assistência Social é uma política pública que atende as demandas e necessidades sociais.”
As propostas aprovadas serão encaminhadas para a VIII Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, em São Paulo, e culminará com a VIII Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para ocorrer de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Nesta conferência foram eleitos os delegados que representarão o município na VIII Conferência Estadual de Assistência Social.

Compartilhar:
1
Crédito:Guilherme Lazzarini
1
Crédito:
1
Crédito:Guilherme Lazzarini

  • Data: 05/08/2011 01:08
  • Alterado: 05/08/2011 01:08
  • Ivana Hammerle
  • PMSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados