Santo André Educação

EJA Digital ensina aos alunos o uso das novas tecnologias

Além de inclusão, programa prepara jovens e adultos para melhores posições no mercado de trabalho

  • Data: 17/11/2011 16:11
  • Alterado: 17/11/2011 16:11
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: SECOM PSA

Pedro Bial

Crédito:

Blogs, filmes stop motion, sites, domínio das redes sociais, cadastramento em sites de currículo e cartões de apresentação são alguns dos temas que fazem parte do currículo do EJA (Educação de Jovens e Adultos) Digital, oferecido aos alunos do segundo nível do programa de Jovens e Adultos de Santo André ( do 5ª ao 9º anos). O programa, que vem sendo desenvolvido e aprimorado desde 2009, foi destaque no evento de comemoração de 90 anos do Instituto Paulo Freire, ocorrido na última quinta-feira, dia 10, em São Paulo.Mais de 1,8 alunos frequentam as salas do EJA Digital interessados em aprender tecnologias digitais, a maioria com o objetivo de obter melhores colocações no mercado de trabalho. “Muitos alunos, principalmente os mais velhos, têm muito receio de usar e computador; até temem ligá-lo. Mas depois, com o decorrer das aulas, eles vão se empolgando”, diz a professora Sâmea Toth Franza Melchiori. Ela lembra que a internet encurta distâncias ao possibilitar a troca de e-mails, principalmente, com familiares distantes.

O currículo de informática dos alunos especifica qual ferramenta da internet deve ser aprendida em cada período do curso, que dura em média dois anos. A forma e a ordem como o assunto é apresentado aos alunos foi desenvolvido pelo Instituto Paramitas, parceiro da Secretaria de Educação na execução do programa.

Todos os alunos participam de atividades no ambiente virtual, por meio de um site desenvolvido para esta finalidade (www.ejadigital.org.br), participam de fórum e postam seus trabalhos. O acesso acontece nos laboratórios de informática das unidades, durante as aulas, mas pode ser feito de casa também.

Os professores, que passaram por formação para participar do programa, acompanham o andamento das atividades, mediam discussões e ainda acompanham calendários de treinamento também online, em uma área restrita só para eles.

O resultado já pode ser conferido na web, como o blog Fazendo Arte, criado pela aluna Evelly Fernanda Marques e mais duas colegas para ensinar o passo a passo da produção de peças artesanais. Evelly Fernanda, de 17 anos, confessa não levar muito jeito para trabalhos manuais, mas gosta muito de informática. Por isso toda semana atualiza o blog (www.fzarte.wordpress.com.br) com novas dicas que ela mesma encontra na internet. “Quando comecei a estudar não acreditava que podia fazer tudo isso”, conta. Hoje, pretende trabalhar com informática.

Além disso, há um outro ganho que as atividades na web proporcionam, destaca a gerente do EJA, Janete Rocha. “O desenvolvimento da escrita e do pensamento também acontecem muito com a informática. Bem como a fixação de assuntos de outras matérias, como história e geografia”, explica.

Compartilhar:
1
Crédito:Norberto da Silva/ PMSA
1
Crédito:
1
Crédito:Norberto da Silva/ PMSA

  • Data: 17/11/2011 04:11
  • Alterado: 17/11/2011 04:11
  • Paola Zanei
  • SECOM PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados