Santo André Educação

Maquete com material reciclável reproduz refinaria em detalhes

Peça confeccionada em 1991 foi restaurada e doada à Sabina para transmitir os conceitos básicos e operações típicas da indústria de petróleo

  • Data: 06/09/2011 11:09
  • Alterado: 06/09/2011 11:09
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: PMSA

Presidente da Câmara chama colega vereador de "autista" durante discussão na Câmara Municipal de Guaiçara

Crédito:

A riqueza de detalhes chama a atenção na maquete de refinaria que levou 14 meses para ser confeccionada com material reciclável e agora faz parte do acervo da Sabina. A peça, doada por seu criador Daniel Casimiro, retrata uma refinaria de petróleo e uma termoelétrica semelhante a que foi destruída pelo tsunami que atingiu o Japão recentemente, apenas com a diferença de combustível, pois lá se utilizava energia atômica.

Embora extremamente atual, a maquete de mais de 2 metros, foi feita pelo professor de química Daniel Casimiro, em 1991, quando ainda estava na ativa, para ensinar como acontece o processo de refinamento e a distribuição do petróleo aos seus alunos. Ela esteve exposta apenas em duas ocasiões na escola onde Casimiro lecionava, a Escola Estadual Walt Disney, em Mauá, e outra em 2003, também em Mauá, na Escola Estadual Marta Teresinha, em comemoração aos 50 anos da Petrobrás. Ficou guardada por cerca de 20 anos na casa do professor com a esperança de que voltasse a ser exibida até que ele conheceu a Sabina Escola Parque do Conhecimento.

A maquete foi então restaurada, ganhou novos detalhes, todos feitos com material reaproveitado como embalagens de iogurte, canudos, caixas de fósforos, embalagens de desodorante. Os itens são ligados de forma a transmitir os conceitos básicos e as operações típicas da indústria de petróleo, com recipientes de armazenamento, diversas torres características de refinarias e até um posto de gasolina. “O petróleo é uma fonte de energia não renovável, por isso é preciso conscientizar a todos sobre a importância do seu uso de forma racional para a preservação do meio ambiente”, enfatiza.

Casimiro afirma que está feliz por saber que sua obra continuará a serviço da educação. “Por um tempo pensei que teria de desmontá-la e me desfazer dela. Por sorte a Sabina aceitou expor o meu trabalho e passar o conhecimento adiante”, ressalta.

Serviço:

Sabina Escola Parque do Conhecimento

Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, somente para escolas com visita agendada; nos finais de semana e feriados, é aberta ao público das 9h às 17h30 (a bilheteria fecha às 16h).
Endereço: Rua Juquiá, s/nº – Bairro Paraíso – Santo André – SP
Ingresso: R$ 10,00. Entrada gratuita para alunos e professores das Escolas Municipais de Santo André, para menores de cinco anos e portadores de necessidades especiais. Estudantes, professores, servidores públicos da cidade, aposentados e idosos acima das 65 anos pagam meia entrada.

Compartilhar:
1
Crédito:Guilherme Lazzarini/ PMSA
1
Crédito:Guilherme Lazzarini/ PMSA

  • Data: 06/09/2011 11:09
  • Alterado: 06/09/2011 11:09
  • Paola Zanei
  • PMSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados